Principais Notícias do Dia – Correio Braziliense, Zero Hora
Correio Braziliense
Manchete: Ficha Limpa passa e bane Roriz até 2023
Supremo confirma a constitucionalidade da lei que torna o ex-governador inelegível. A regra vale para as disputas municipais de outubro
Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal sacramentou a norma que torna inelegíveis candidatos condenados por órgão colegiado ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação. Esse segundo caso se aplica ao ex-governador Joaquim Roriz, que está impedido de disputar eleições até 2023. O debate sobre a Ficha Limpa dividiu-se no confronto de duas ideias principais. Os ministros favoráveis à lei argumentaram que ela atende a exigência constitucional de probidade administrativa a cidadãos em funções públicas. O grupo contrário ressaltou que a norma fere o princípio da presunção da inocência, pois a inelegibilidade só poderia ser aplicada em casos de condenação definitiva. A Lei da Ficha Limpa será aplicada as eleições municipais de outubro. (Págs. 1, 2 e 3)
ONGs na ativa
Ministério do Trabalho prorroga convênios com entidades suspeitas de fraudes na gestão de Lupi. (Págs. 1 e 4)
Novo mascote
A presidente foi presenteada no Palácio do Planalto com um cão da raça Labrador. (Págs. 1 e 5)
Menos é mais
Dilma defende corte de R$ 55 bi para ampliar investimentos. O aumento da carga tributária pode compensar as perdas. (Págs. 1, 11 e Visão do Correio, 14)
Vigilância maior nos aeroportos
Autoridades de setor aéreo vão aumentar a fiscalização no carnaval, quando a movimentação cresce 13%. Mas os passageiros devem ficar alertas e conhecer os direitos em caso de abusos das companhias. (Págs. 1 e 9)
Fotolegenda: Bate-bola de luxo
As obras em ritmo acelerado dão forma ao Estádio Nacional de Brasília e o futebol já assume seu lugar de honra na arena: um gramado foi instalado para um torneio entre operários. Enquanto o juiz não apita o início da partida, Antônio da Silva, Neudivan Castro e José Nilson trocam passes para testar a campo. (Págs. 1 e Super Esportes, 4)
Caso Eloá: Quase um século de condenação para o assassino
Ana Cristina, mãe da jovem morta por Lindemberg Alves, aprovou a decisão da Justiça paulista. Mas o motoboy só pode ficar preso por 30 anos. (Págs. 1 e 6)
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Ficha Limpa intensifica combate à corrupção
STF garante legalidade de norma que já vale para as eleições deste ano. (Págs. 1 e 16)
Festa da Uva: Dilma defende medidas de proteção ao vinho nacional
Na abertura do evento em Caxias do Sul, presidente autografou escultura de cacho de uvas de cristal. (Págs. 1, 8 e Rosane de Oliveira, 12)
Rodoviária da Capital: Passarela pode ser usada a partir de hoje
Interditada desde outubro, estrutura passou por reforma e ganhou segurança. (Págs. 1 e 48)
Caso Eloá: 98 anos de prisão para Lindemberg
Em julgamento de quatro dias, réu foi condenado pela morte da ex-namorada. (Págs. 1 e 44)
Passo Fundo: Presos pagam para sair da cadeia à noite
Dois agentes penitenciários são suspeitos de facilitar liberação. (Págs. 1 e 45)