Principais Notícias do dia: O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo

19 de março de 2012 10:36

 O Globo

 
Manchete: Governo prevê vazamentos em série na Bacia de Campos
 
Área com 7 km de diâmetro no solo marinho já estaria abalada 
 
O segundo vazamento em quatro meses no campo de Frade, operado pela Chevron na Bacia de Campos, levou o governo a estudar a possibilidade de a exploração de petróleo na região ter abalado uma área com sete quilômetros de diâmetro do solo marinho. Com isso, novas fissuras e vazamentos ainda podem ser descobertos. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ibama já estariam trabalhando com o risco de parte do solo nessa área afundar. A Chevron admite que a estrutura do campo é complexa e diz que, por isso, pediu autorização para suspender a produção no local. Com os problemas enfrentados no Brasil, a matriz da empresa nos Estados Unidos já estaria estudando deixar de investir no país. (Págs. 1 e 15) 
Brasileiras reféns por 9 horas no Egito
 
Beduínos metralharam ônibus de excursão no Monte Sinai, mas depois liberaram as 2 turistas 
 
Duas brasileiras foram sequestradas ontem no Egito e ficaram nove horas em cativeiro. Sara Silvério, de 18 anos, e Zélia de Mello, de 45, estavam com um grupo de 45 turistas numa excursão de brasileiros quando o ônibus foi interceptado por homens armados com fuzis. As negociações para a libertação foram conduzidas por autoridades egipcias. Ao GLOBO, Sara disse que ela e a amiga foram levadas para uma região montanhosa no meio do deserto, mas não foram maltratadas. O objetivo do grupo, segundo ela, era protestar contra o governo do Egito. (Págs. 1 e 5)
 
Em 20% das cidades, dívida e maior que receita própria
 
De cada cinco cidades brasileiras, uma já começou o ano no vermelho: 1.029 municípios tem mais restos a pagar – débitos herdados do ano anterior – do que dinheiro em caixa. Duas capitais, Salvador e Cuiabá, aparecem na lista, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. A má gestão fiscal resulta em serviços públicos precários em áreas como saúde, educação e saneamento. (Págs. 1 e 3) 
 
O fixo certo, no lugar certo
 
Resíduos que Rio joga fora dão lucro em outros países
 
Enquanto o Rio recicla apenas 3% de seu lixo, jogando o resto fora, em países da Europa o índice de reaproveitamento chega a 79%. Na Alemanha, o assunto é levado tão a sério que moradores espionam os vizinhos para ver se estão fazendo a triagem corretamente. O lixo é visto cada vez mais como uma mina de ouro por grandes empresas da Europa. No Japão, exemplo no setor, cada resíduo tem o seu lugar: do batom à bolinha de pingue-pongue. (Págs. 1 e 9)
 
————————————————————————————
 
Folha de S. Paulo
 
 
Manchete: Gasto com servidores põe Estados em alerta
 
Despesa cresce mais que receita e força contenção de reajustes e corte de cargos 
 
Em 16 Estados e no Distrito Federal, o gasto com funcionalismo cresceu em ritmo superior ao da arrecadação nos últimos cinco anos, sendo que 4 já ultrapassaram os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 
 
Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins gastaram com pessoal mais do que 46,55% da receita, o que os impede de criar cargos e elevar salários. Alagoas, Paraná e o DF estão perto de atingir essa barreira. (Págs. 1 e Poder A4)
Em crise, Planalto ameaça vetar o Código Florestal (Págs. 1 e Poder A6)
 
 
Duas brasileiras são feitas reféns por 6 h no Egito
 
Duas brasileiras foram mantidas reféns por mais de seis horas por beduínos armados no Egito. Segundo a embaixada do Brasil no Cairo, Sarah Lima e Zélia Magalhães de Melo estavam em um ônibus que levava 45 turistas a um mosteiro no sopé do monte Sinai. A libertação ocorreu sem que fosse cumprida nenhuma exigência. (Págs. 1 e Mundo A10)
Empresa favorece Teixeira e ganha contrato na Copa
 
O empresário Cláudio Abrahão, que beneficiou o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira na compra de uma cobertura no Rio, e sócio de agência de turismo que obteve direito de vender pacotes da Copa, informa Rodrigo Mattos. O negócio deve render R$ 544 milhões. A empresa alega ter havido concorrência. Teixeira não foi localizado. (Págs. 1 e Esporte D6) 
Entrevista da 2ª: Ronaldo Nazário
 
Aceitaria ser presidente da CBF depois da Copa de 2014. (Págs. 1 e Al4)
Ciência
 
Fósseis levados ilegalmente do Brasil estão à venda em site. (Págs. 1 e C11)
Melchiades Filho
 
Das promessas de Dilma, pouco ficará pronto no prazo. (Págs. 1 e Opinião A2)
Editoriais
 
Leia "Respeito à Anistia", sobre denúncia do MPF contra militares; e "Conflito na Síria", que analisa um ano de protestos no país árabe. (Págs. 1 e Opinião A2)
 
 
 
————————————————————————————
 
O Estado de S. Paulo
 
 
Manchete: Brasileiras são libertadas após sequestro no Egito
 
Grupo de 42 turistas teve o ônibus metralhado por beduínos cujo líder exigia a soltura de um filho preso
 
Duas brasileiras sequestradas ontem por beduínos no Egito foram libertadas à noite. Durante a tarde, o Ministério do Interior do Egito negociou o resgate das turistas Sara Lima Silvério, de 18 anos, e de Zélia Magalhães de Mello, de 45. As duas faziam parte de um grupo de 42 pessoas que viajava com o pastor Dejair Batista Silvério, pai de Sara e um líder da Igreja do Avivamento da Fé, de Osasco. Silvério disse que o veículo foi "metralhado" pelo grupo de beduínos quando se dirigia ao Monte Sinai. Eles queriam trocar as reféns pelo filho de tribal preso pela polícia egípcia. Um dos destinos turísticos mais procurados, a Península do Sinai é área onde atuam traficantes e contrabandistas. (Págs. 1 e Internacional A10) 
 
Dejair Batista Silvério 
Pai de uma das vítimas 
 
“Foi uma coisa rápida e chocante. Foi impressionante"
 
Decisão do STF acirra guerra fiscal entre governos estaduais
 
Governos estaduais que escaparam de decisão Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de incentivos fiscais envolvendo a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços têm oferecido a empresas descontos de 90% a 100% da base de cálculo do ICMS, informa o repórter Lu Aiko Otta. O STF considerou inconstitucionais 23 formas de incentivo. Com a perspectiva de ver invalidadas políticas de desenvolvimento vigentes desde os anos 1970, os Estados correm para atrair o maior número de empresas – e estas promovem verdadeiros leilões para decidir onde se instalar. Para acabar com a guerra fiscal, especialistas avaliam que pode recair sobre o Tesouro a costura de um acordo entre Estados. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)
Deputado do PDT deve ficar com Trabalho
 
Na tentativa de conter a insatisfação do PDT, a presidente Dilma Rousseff deve nomear o deputado Brizola Neto para o Ministério do Trabalho, relata Vera Rosa. (Págs. 1 e Nacional A8) 
PPP inédita vai construir seis fóruns paulistas
 
O governo de São Paulo recorrerá a iniciativa privada para construir seis fóruns. Em troca, ofertará terrenos. A PPP, avaliada em R$ 250 milhões, é inédita no País. (Págs. 1 e Cidades C1) 
Faltam serviços de aborto legal em regiões violentas (Págs. 1 e Vida A14)
 
 
 
Universidade Columbia abrirá escritório no País (Págs. 1 e Vida A16)
 
 
Brasil apoia fundo do BID para a América Latina (Págs. 1 e Economia B10)
 
 
Carlos A. Sardenberg
 
Copom da era Dilma
 
Não é norma um BC surpreender o mercado tantas vezes. Nem um nem outro querem esse clima de surpresa que afeta pessoas e empresas. (Págs. 1 e Economia B2) 
José Roberto de Toledo
 
Harém partidário
 
No longo prazo, a aliança PT-PMDB é insustentável. Os conflitos ficarão cada vez mais óbvios com a aproximação das eleições municipais. (Págs. 1 e Nacional A8)
.José Goldemberg
 
O Irã e armas nucleares
 
O Irã não é nada original ao justificar sua opção de desenvolver energia nuclear como um símbolo da soberania nacional que unifica o país. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Notas & Informações
 
O simplismo da presidente
 
Dilma simplifica perigosamente os fatos quando formula seu diagnóstico da situação do País. (Págs. 1 e A3)
——————————————————————————–