Privilégios para bandido

11 de fevereiro de 2008 12:44

Pelo menos 11 mil assaltos a caminhoneiros são registrados todo ano nas estradas brasileiras, que geram um prejuízo de mais de R$ 700 milhões.
O maior ladrão de cargas do país foi preso nesta semana. Mas o criminoso compra mordomias, incluindo até churrasco, dentro da prisão.

Mas isso é apenas a ponta de um escândalo que envolve, inclusive, até a corrupção de policiais.

Segundo a Polícia Federal, João Barbosa Reis Sobrinho é o chefe do maior do bando de roubo de cargas do país, que foi desmantelado por operação da PF. “A quadrilha rouba tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, e muito provavelmente em Minas”, disse Jorge Furquim Werneck, promotor de Justiça do Rio.

De acordo com a PF, o principal assaltante a serviço de João Barbosa é Marco Antônio Chaves, o Marquinhos Paraíba, que foi preso no ano passado. Apesar de estar preso na carceragem da Polinter no Rio, Marquinhos Paraíba continua se comunicando livremente, como mostram escutas telefônicas feitas com autorização da Justiça.

Foram escutas telefônicas que levaram a Polícia Federal a prender a quadrilha. “Eles iam até os postos de combustíveis, onde os caminhoneiros costumam pernoitar, conversavam com os caminhoneiros, descobriam quais eram as cargas melhores e após isso, quando o caminhoneiro estava dormindo, invadiam o caminhão e, a partir daí, levava para um galpão”, disse o delegado da PF Hilton Coelho.