Foto/ADPF

Profissionais compartilharam conhecimento no 5º Simpósio Internacional de Segurança da ADPF

5 de junho de 2023 14:17

Ocorreu entre os dias 31/05 e 01/06 o 5º Simpósio Internacional de Segurança, um encontro que promove apresentações e debates sobre o que há de mais moderno no Brasil e no mundo em inteligência, inovação e tecnologia voltados para o combate à criminalidade. Além de palestras, o evento contou com uma feira com diversos stands de marcas consolidadas no setor, que mostraram soluções focadas em inovação. Ainda no primeiro dia, os convidados puderam participar da Tech Night Summit, com Camila Farani e Mário Sérgio Cortella. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, e o vice-presidente e diretor da ADPF-DF, Allan Dias, realizaram mediações entre palestras e debates nos dois dias. O evento ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

A abertura do evento contou com a presença algumas autoridades, dentre elas, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Sandro Avelar, representando o governador Ibaneis Rocha; o ministro da justiça e segurança pública, Flávio Dino; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Marco Antônio Costa; o presidente do grupo TechBiz, Giovani Thibau; e representando a Caixa Econômica Federal, Luciano Caixeta.

Na abertura do evento, Luciano Leiro e Allan Dias, em seus discursos, falaram a respeito da organização do Simpósio, sobre toda a complexidade e objetivo do evento que foi norteado por temas afetos a tecnologia e como ela pode ajudar na segurança pública. Ademais, trataram das diversas atividades desenvolvidas pela ADPF, dentre as quais a realização institucional de eventos de interesse da sociedade.

Diversos temas relacionados a tecnologia e ao seu uso de forma inteligente no âmbito da segurança pública foram apresentados. Cerca de 38 especialistas compartilharam informações com o público presente. Dentre estes, secretários de segurança, diretores da Polícia Federal, ex-diretor da CIA e ex-diretor do FBI.

Durante o dia, aqueles que estavam presentes no evento puderam assistir diversas palestras, em painéis simultâneos com os mais variados temas, tais quais: Segurança Pública, Fronteiras, Inteligência Cibernética, Smart Cities, Sistema Penitenciário, Crimes Ambientais, Crimes Financeiros, Inovações Tecnológicas, Segurança nas Escolas e Segurança nos Estádios.

Um dos painéis foi o de crimes ambientais, tema de grande interesse no Brasil e que provoca grandes mobilizações na comunidade internacional. No painel, foram apresentadas soluções de monitoramento baseado em satélites que conseguem manter a visualização independentemente da cobertura de nuvens, algo fundamental em decorrência das características da Amazônia.

Outro painel que abordou tema atual no Brasil foi o de segurança nas escolas. Nele foi mencionado a necessidade da segurança física constante dentro do ambiente escolar, envolvendo a utilização de detector de metais, scanner, câmeras e botão do pânico.

Além das palestras, os convidados puderam caminhar por uma feira de exposição no evento, que contou com diversos stands de marcas já consolidadas no setor, detentoras de soluções focadas em inovação. O ambiente era apropriado para o desenvolvimento de networking, além de aprendizado e negócios.

A Tech Night Summit foi realizada no final do dia 31 de maio. Na noite, foram abordadas questões humanas na era da tecnologia com Camila Farani e Mário Sérgio Cortella. Ambos trataram da necessidade da tecnologia nos dias atuais, falaram sobre a importância de acompanhar a evolução do mundo digital e como as inovações cibernéticas podem contribuir na evolução das profissões e de cada pessoa.

Camila trouxe em sua palestra o olhar voltado para o empreendedorismo e como se reinventar nos dias de hoje, desenvolvendo um produto ou uma marca em potencial. Ela compartilhou com o público sua história de vida e como construiu seu nome no mercado de empreendedores.

Cortella, por sua vez, abordou em sua apresentação a tecnologia como uma realidade posta e como a humanidade se adaptou com o desenvolvimento tecnológico. Ele também compartilhou histórias vivenciadas na qualidade de professor e escritor.

O filósofo destacou o medo que as pessoas sentem ao pensarem que serão substituídas pela tecnologia e explicou que esse sentimento acaba afastando o ser humano do que é novo e daquilo que é desconhecido. Cortella, em sua palestra, mencionou que uma máquina não funciona sem um ser humano para operá-la. De acordo com ele, ainda que as máquinas sejam uma realidade, o olhar humanizado sempre será necessário.

Destaca-se que Camila Farani é a única mulher bicampeã na categoria Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards, nos anos de 2016 e 2018. Além disso, é sócia-fundadora da G2 Capital. Empreendedora desde 2001, tem participação como sócia e criadora do Grupo Boxx e Innovaty, sendo embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e, mais recentemente, do Facebook.

Mário Sergio Cortella é filósofo, mestre e doutor. Foi professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos (de 1977 até 2012). Foi também Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e Membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). É autor de 57 livros publicados, além de diversos artigos.

O evento foi organizado pela ADPF, por meio da Diretoria do Distrito Federal, e contou com o apoio da Polícia Federal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, do Conselho dos Chefes de Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF.

O simpósio também teve um formato on-line e será, novamente, transmitido nos dias 05 e 06 de junho, sendo que todo conteúdo ficará disponível para os inscritos por até 30 dias.

O evento faz parte do calendário oficial de Brasília, conforme disposto na Lei Distrital n° 6.782/21.