Protocolo de Intenções é assinado na 10ª Reunião Plenária da ENCCLA
A 10ª edição da Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) foi realizada nos dias 26 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Angola do Resort Mussulo, situado no município de Conde, litoral sul da Paraíba.
O vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Getúlio Bezerra, e o diretor de Comunicação Social, Cláudio Tusco, participaram do evento e defenderam as atribuições dos delegados. A ADPF, em conjunto com os delegados federais que representaram institucionalmente a Polícia Federal, acompanhou cada um dos debates, garantindo o protagonismo da autoridade policial.
Durante a reunião, foi assinado o Protocolo de Intenções da ENCCLA. De acordo com o delegado Getúlio Bezerra, “esse protocolo é um comprometimento firmado entre os órgãos integrantes visando o fortalecimento das ações e da própria Estratégia no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro”. Ainda nesta edição foram definidas 13 ações para o próximo ano, bem como revisadas as 14 ações ENCCLA de 2012.
A ENCCLA foi criada em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça e coordenada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, atualmente chefiado pelo delegado federal Ricardo Saadi, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no país. Consiste na articulação de diversos órgãos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do Protocolo de Intenções.
Leia mais: