Ascom/ADPF

Reajuste salarial é defendido em assembleia com membros da diretoria e associados

14 de fevereiro de 2023 11:06

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na tarde desta segunda-feira (13/02), na sede da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), em Brasília, pautas como reajuste salarial e defasagem foram temas de urgência novamente discutidos.

O encontro aconteceu de forma virtual com a presença de membros da diretoria da ADPF e seus associados. Entre os pontos levantados, foi mencionado a necessidade do reajuste salarial dos delegados de Polícia Federal, que desde o ano de 2006 sofrem com a perda salarial, quando foi dado início do pagamento por subsídio, a qual chega a 51%.

O presidente da associação, Luciano Leiro, informou durante o encontro, que tem participado de reuniões com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), no qual a ADPF faz parte, além de participar de tratativas com o governo e com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos.

Leiro também mencionou a mobilização nacional que foi realizada no dia 31/01, com a pauta sobre recomposição salarial e a valorização da Polícia Federal, mais uma medida tomada com o intuito de chamar a atenção do governo federal, para a urgência do tema.

Atualmente, a profissão de um delegado federal é a carreira jurídica mais desvalorizada entre as demais. No dia 11/01, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste do subsídio dos defensores públicos da União, em torno de 35%. Em contra partida, não há sinalização do Governo Federal para um aumento salarial para os delegados de Polícia Federal.

Compareceram de forma presencial na reunião, delegada Nelbe Freitas, 1ª suplente e vice-diretora/DF; delegado Alexandre Carvalheira; delegado Aloysio José Bermudes, secretário-geral e delegado Geraldo Jacyntho, diretor geral da ADPF. Participaram de forma remota, delegado Allan Dias, vice-presidente da APDF; delegado Diógenes Perez, 2° vice-diretor/SP; delegada Tania Fernanda Prado, diretora/SP e os demais membros associados.