Recuperação de ativos de crimes no exterior
No dia 22 de maio, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) realizou audiência pública, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados para conhecer as dificuldades legislativas do governo brasileiro na recuperação dos ativos e produtos de crimes encontrados no exterior.
O deputado Renato Simões (PT-SP) criou uma subcomissão para apresentar, até o final do ano, um conjunto de projetos que altere a legislação atual, para facilitar a recuperação de ativos que resultaram em crimes, encontrados no exterior. Segundo o deputado, precisamos de uma legislação moderna, pois o crime organizado avançou e a lei ficou parada no tempo. “Um dos objetivos do debate é o aprimoramento da lei”, declara Simões.
Os Delegados de Polícia Federal, Cairo Costa Duarte e Tânia Fogaça, estiveram presentes na audiência.
Segundo Cairo Costa, que também é Chefe do Serviço de Inteligência de Combate aos Crimes Financeiros, o dinheiro das organizações criminosas circula muito rápido. “A Polícia Federal precisa ter acesso aos órgãos repressores, com maior agilidade e aos dados cadastrais de informações”.
Tânia ressalta, “quando eu tenho que dizer a minha equipe que alguma investigação não deu certo por atraso na justiça, eu me sinto envergonhada”.