Reforma da Previdência é tema de reunião do Instituto Mosap

12 de abril de 2017 11:57

O Diretor de Aposentados e Pensionistas da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Bolívar Steinmetz, participou, no dia 04 de abril, da reunião do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) que discutiu ações contra a Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, que trata da reforma da Previdência.

 

Na reunião foi discutida a emenda ao texto da PEC elaborada pelo próprio movimento e apresentada na Câmara dos Deputados pelo parlamentar Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). A proposta pede a alteração do artigo 40, de forma a resguardar os direitos do servidor aposentado e dos pensionistas do serviço público.

 

Os integrantes de diversas entidades representativas também definiram ações de protesto contra os parlamentares que se posicionaram em favor do atual texto da reforma da Previdência.

 

“O trabalho que nos propomos a fazer é expor as atuações de cada deputado no tocante à sua atuação na PEC 412/16”, afirma Steinmetz.

 

Segundo o Delegado Federal aposentado, serão produzidos materiais de divulgação cobrando dos parlamentares coesão na suas participações na tramitação da proposta dentro do Congresso Nacional.

 

As principais sugestões foram à produção de cartilhas e panfletos informativos, com forte esquema de distribuição no Distrito Federal, como também a colocação de outdoors em locais estratégicos, além de inserções nas emissoras de rádio. O objetivo é conscientizar a população e mostrar aos políticos que em 2018 serão penalizados nas urnas caso façam o "jogo" do governo.    

 

Entre as deliberações, foram votadas e aprovadas por unanimidade, mediante os orçamentos prévios, as seguintes ações:

 

– Panfleto informativo do Mosap para distribuição nos ministérios com o seu posicionamento em discordância à PEC 287/16;

– 5 outdoors ou frontlights com arte não à PEC 287 assinado pelo Mosap, posicionados em pontos de alto fluxo na em Brasília;

– Blitz do Mosap na quadra 302 norte (quadra dos deputados), com o intuito cobrar dos deputados residentes que votem contra a PEC para conseguirem se reeleger (campanha: se votar a favor da PEC 287 não volta);

– Inserções em rádio de spot contra a PEC 287 ou fazer o minuto do aposentado nas rádios;

– Vídeo institucional contra a reforma;

– Republicar cartilha feita pelo então Presidente do PMDB, Michel Temer, onde, em 2003, defendeu em publicação a inviolabilidade do direito adquirido e o ato jurídico perfeito, além de se posicionar contra medidas que retiram direitos;

– Faixas e cartazes com artes que expressam o posicionamento do Instituto.

 

Durante o encontro do Mosap também foi comentada a Moção de Louvor apresentada pelo deputado Sinval Malheiros (PTN) à Câmara dos Deputados em homenagem aos 25 anos de lutas e conquistas do Instituto.