Resenha Correio Braziliense – 12/12
– Governo aposta no PSDB para prorrogar a CPMF
Mesmo sem a certeza de contar com votos suficientes para aprovar em primeiro turno, no Senado, a emenda que prorroga a cobrança da CPMF até 2011, o governo anunciou que vai pôr a proposta em votação hoje. Para isso, aposta numa cartada decisiva para atrair o apoio dos tucanos ao projeto: promete destinar à saúde todo o dinheiro arrecadado com o tributo. Hoje, da alíquota de 0,38%, 0,20% vai para a área. Ontem à noite, a bancada do PSDB se reuniu para analisar a oferta. No final, decidiu não fechar questão. Quer que o Planalto oficialize a proposta para poder se posicionar. Se o governo conseguir pelo menos parte dos votos do partido, aumentam as chances de a emenda ser aprovada.
– O desembargador Antônio Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determinou a suspensão das obras de transposição do São Francisco. Para a Justiça, o governo iniciou o projeto sem licença ambiental.
– Bancos terão reforço de R$3 bilhões no ano que vem para financiar imóveis com recursos do FTS. Medida beneficia quem ganha até R$ 4,9 mil.