Resenha Correio Braziliense – 13/12
– Oposição derruba cobrança da CPMF
Nem mesmo uma cartada do presidente Lula, que de última hora apresentou proposta oficial de acordo com o PSDB, salvou o governo. Os tucanos rejeitaram a oferta. Já passava da 1 da madrugada de hoje quando o plenário do Senado derrubou a emenda que prorrogava a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. Para aprová-la, o Planalto precisava do apoio de pelo menos 49 senadores. Obteve apenas 45 votos a favor – 34 parlamentares foram contra. Com isso, o Congresso impôs ontem ao governo a pior derrota desde o primeiro mandato de Lula. Por volta da meia-noite, o Planalto ainda tentou adiar a votação para esta quinta-feira. Mas a manobra, articulada por meio de requerimento apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), acabou derrotada.
– Candidato único, Garibaldi Alves (PMDB-RN) foi eleito presidente do Senado para cumprir mandato tampão de um ano, aberto pela renúncia de Renan. Na posse, ontem, prometeu resgatar o prestígio da Casa, abalada pela absolvição de Calheiros após sucessivos escândalos de corrupção. Mas já enfrenta problemas: a pedido do Ministério Público, Garibaldi é investigado pelo STF por suposto envolvimento com acusados de desviar recursos do Programa do Leite quando ele era governador do Rio Grande do Norte.
– Pedagogia da exclusão – O Brasil está longe de erradicar o trabalho infantil e de cumprir convenção que garante o acesso de todas as crianças à educação.
– Enfim, o espetáculo – Economia surpreende e cresce 5,7% de julho a setembro, na maior alta registrada nesse período desde 2004.