Resenha Folha de S. Paulo – 17/12

17 de dezembro de 2007 09:45

– Lula manda Mantega se acalmar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou ontem o ministro Guido Mantega se acalmar e pediu mais “reflexão do que reação” de sua equipe. Ele repreendeu Mantega por lançar a idéia de um novo imposto para a saúde, aparentemente sem consultar o Planalto, e por cogitar cortes em verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e de programas sociais. “Não existe razão para ninguém ficar nervoso, nenhuma razão para que ninguém faça uma loucura de aumentar a carga tributária.”

– Católico praticante, com sua carreira política construída a partir da igreja e de suas pastorais, o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) afirma que dom Luiz Cappio tem sido “intransigente” e que a linha de sua greve de fome é um extremo “inaceitável”. “É inaceitável ir ao extremo”, disse o ministro. Patrus falou à Folha na quinta-feira, em seu gabinete. Antes, havia participado de uma missa ao lado de amigos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

– Documento apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Persona provocou uma guinada nas investigações sobre supostas fraudes em importação de equipamentos da Cisco, a maior empresa do mundo de redes para computadores. Os papéis informam que os sócios da Mude, a principal distribuidora de produtos da Cisco no Brasil, teriam US$ 50 milhões fora do país, segundo documentos da investigação obtidos pela Folha.