Resenha Jornal do Brasil – 12/12
– Mais CPMF do que arroz e feijão
Os gastos dos brasileiros com o pagamento compulsório da CPMF, o imposto do cheque, superam os realizados com o consumo de arroz, feijão e leite, juntos, segundo levantamento realizado pela Fecomércio-SP. A pesquisa considerou a estimativa de arrecadação anual da CPMF – R$ 40 bilhões neste ano – e o consumo dos três produtos alimentícios essenciais, que não ultrapassa R$ 25 bilhões. No Senado, a votação da prorrogação da CPMF, até 2011, deve ocorrer hoje à tarde. Há uma guerra de versões entre a oposição, que acredita na derrubada do tributo, e os aliados do Planalto, que anunciam ter os 49 votos necessários.
-Maior partido no Congresso, o PMDB escolheu Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) como futuro presidente do Senado, como o JB antecipou ontem. O Planalto teve de aceitar a decisão.
– O ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou a deflagração de uma ofensiva contra ONGs estrangeiras que atuam na Amazônia. Dados da Polícia Federal e da Abin detectaram a espionagem sobre biodiversidade, compra de terras e minério, além de interferência em tribos indígenas. O governo admite que as entidades atuam sem controle.