Resenha Jornal do Brasil – 13/12
– País cresce acima de 5%
O Brasil, impulsionado pela expansão de investimentos e de consumo, cresceu 5,7% no terceiro trimestre deste ano, superando as expectativas de institutos econômicos, consultores e analistas. Com isso, prevê-se que, até o fim do ano, será superado o teto de 5%, antes considerado impensável. O maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre distribuiu-se entre a indústria (5%), a agropecuária (9,2%) e o setor de serviços (4,8%). Houve também uma expansão de 30,4% nas operações de crédito para pessoas físicas. Porém, as contas públicas mostram ainda que o ritmo de crescimento dos impostos – 8,7% acima da média da economia – superou o crescimento dos setores de indústria e de serviços. A remessa de lucros para o exterior somou, em três meses, R$ 12,8 bilhões – R$ 1,1 bilhão mais que o mesmo trimestre do ano passado. A inflação parcial registrada neste mês é a mais elevada desde 2003.
– O Brasil anunciou na Conferência de Bali que vai encampar metas de baixar as emissões de CO², em um programa “verificável e aberto a revisão periódica”. O anúncio do governo brasileiro, feito pelo chanceler Celso Amorim, vai pressionar outros países em desenvolvimento a adotarem o mesmo comportamento.
– Guilherme das Farc, expulsos da cidade fronteiriça colombiana de San Felipe, invadiram o território brasileiro e permanecem escondidos ao longo do Rio Negro, no Amazonas. A denúncia é do comandante do Exército na região, general Antônio Mourão. Segundo o militar, os guerrilheiros são de origem indígena e têm parentes no Brasil.
– O Sistema Único de Saúde (SUS) não pode ser obrigado a realizar cirurgias de mudança de sexo em transexuais. A decisão é da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. De acordo com a ministra, que reconhece “o sofrimento e a dura realidade dos pacientes”, cada caso deverá ser analisado individualmente.