Resenha Jornal do Brasil – 14/12
– Fim da CPMF vai aquecer economia
Com a derrubada da CPMF pelo Senado, os R$ 40 bilhões que seriam arrecadados pelo governo em 2008 vão para as mãos de pessoas físicas e jurídicas. Deverão estimular o consumo e até a geração de empregos, segundo economistas ouvidos pelo JB. E, com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), a União poderá obter uma maior arrecadação de outros tributos. O problema será no caso de as autoridades insistirem em aumentar as alíquotas dos demais impostos. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que está sendo preparado um pacote de medidas, a ser anunciado na próxima semana, para compensar o fim da contribuição. Mas também insiste que o crescimento da economia será maior no próximo ano, mesmo sem a CPMF.
– O risco de inflação, em razão da expansão do consumo, preocupa os integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Por isso, decidiram manter a taxa básica de juros em 11,25%. O presidente da Acrefi, José Arthur Assunção, acredita que só será possível cortar juros no segundo semestre de 2008.
– O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, receberá um total de R$ 100 milhões no próximo ano para realização de obras no Terminal 1, segundo o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi. Passarão por obras de reforma o sistema elétrico, os pisos, a climatização e os banheiros. Os juizados especiais do Galeão e do Santos Dumont foram vistoriados ontem.