Resenha O Estado de S. Paulo – 12/12
– Atentado da Al-Qaeda mata 62 na Argélia
A Al-Qaeda do Magreb, ramificação do grupo de Osama Bin Laden que atua no norte da África, promoveu ontem dois atentados com carros-bomba em Argel, capital da Argélia. Diplomatas europeus e integrantes das equipes de resgate informaram que 62 pessoas morreram. A estimativas é de que o total de feridos se aproxime de 200. A primeira explosão ocorreu diante do Conselho Constitucional e destruiu um ônibus cheio de estudantes. A segunda atingiu um prédio onde funcionavam escritórios da ONU, matando no mínimo cinco funcionários. “Fomos atacados”, disse em Genebra o alto comissário das Nações Unidas para refugiados, Antonio Guterrez. “O que estamos vivendo é intolerável”. Foi o pior atentado a instalações da ONU desde 2003, quando um ataque em Bagdá matou 22 pessoas, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
– O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) confirmou o favoritismo, venceu a disputa interna de seu partido e chega hoje ao plenário como candidato único à sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Além do apoio dos partidos da base governista, Garibaldi contará com os votos da oposição (PSDB e DEM). Os tucanos exigem apenas que ele não faça o jogo do Planalto.
– Sem votos no Senado para garantir a prorrogação da CPMF, o governo apresentou uma proposta à oposição: destinar para a área de saúde todo o dinheiro arrecadado com a contribuição. Hoje parte dos recursos vai para programas sociais. O próprio presidente Lula foi à luta e visitou o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), que disse não poder ajudá-lo.
– Antonio Corrêa de Lacerda – A ousadia de baixar os juros seria uma virtude.
– O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) cortou ontem a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 4,25% ao ano. A decisão desagradou a investidores e analistas, que esperavam redução maior para estimular a economia. Houve queda nas bolsas de valores. O Índice Dow Jones perdeu 2,14% e o Índice S&P 500, que mede o desempenho das empresas mais importantes dos EUA, recuou 2,53%. O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) caiu 1,43%; antes do anúncio do Fed estava em alta, tendo chegado a alcançar novo recorde de pontuação.
– O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou ontem reduzir as importações de produtos colombianos, substituindo-os por compras do Brasil e da América Central. Entre janeiro e setembro, as exportações da Colômbia para a Venezuela foram de US$ 3,2 bilhões. As relações entre os dois países estão abaladas desde o mês passado.