Resenha O Estado de S. Paulo – 13/12
– PIB indica que Brasil deve crescer acima de 5% no ano
Números divulgados ontem pelo IBGE indicam que o Brasil deve fechar o ano com crescimento econômico acima de 5%. No terceiro trimestre de 2007, o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 5,7% em relação ao mesmo período de 2006 – no melhor resultado desde o segundo trimestre de 2004. O porcentual ficou acima do que esperavam os especialistas, que projetavam um avanço entre 4% e 5,35%. No período de 12 meses terminado em setembro, a expansão atingiu 5,2%. O setor que mais cresceu no terceiro trimestre de 2007 foi a agropecuária (9,2%). A indústria também registrou um impulso significativo (5%). “O crescimento dos investimentos tem sido sistematicamente muito bom”, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. Ela ressaltou que os investimentos estão concentrados na produção voltada para o consumo interno, e não para a exportação. Foi o 23º trimestre consecutivo de crescimento, numa série de altas que começou no início de 2002. Na comparação com o segundo trimestre de 2007, a ampliação no terceiro trimestre ficou em 1,7%.
– Notas e Informações – O surpreendente crescimento do PIB mostra que a falta de apoio do governo à infra-estrutura e o excesso de impostos não são suficientes para conter o dinamismo da economia.
– Projeto de lei em tramitação no Congresso pretende combater o aborto em gestação resultante de estupro, com base no pagamento de um salário mínimo para a mulher durante 18 anos. Apelidada de bolsa-estupro, a idéia é, segundo o deputado Henrique Afonso (PT-AC), “dar estímulo financeiro para a mulher ter o filho”.