Resenha O Estado de São Paulo – 11/12

11 de dezembro de 2007 10:23

– Com tarifa menor, Odebrecht vence o leilão do Madeira
O consórcio Madeira Energia, liderado pela empresa Odebrecht, venceu ontem o leilão da usina hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. Superando as expectativas mais otimistas do governo, o grupo aceitou receber R$ 78,90 por megawatt/hora, 35% menos do que a tarifa máxima admitida no edital. Para especialistas, o que permitiu um preço tão baixo foi provavelmente a parcela de 30% da energia elétrica destinada ao mercado livre, comprada diretamente da usina por grandes empresas. Esses consumidores pagariam bem mais por megawatt/hora do que o valor oferecido, que vale para o mercado atendido pelas distribuidoras. A Cemig, que faz parte do consórcio, detém uma das maiores carteiras do País de grandes consumidores. “O consórcio só tem empresa experiente no setor, não tem nenhum aventureiro”, destaca Marcelo Parodi, da Comerc Comercializadora de Energia. Mas as ações da Cemig caíram ontem.

– Com dificuldades para garantir os 49 votos necessários para aprovar a prorrogação da CPMF no Senado, o Planalto sofreu ainda duas baixas: os governistas Roseana Sarney (PMDB-MA) e Flávio Arns (PT-PR) foram hospitalizados. Com isso, os aliados do presidente Lula preferem adiar mais uma vez a votação, marcada para hoje. Já há quem queira deixar a definição para 2008.

– José Pastore: Lula confunde choque de gestão com aumento de contratações.

– Pouco menos de 480 mil pessoas caíram na malha fina da Receita Federal este ano, número 35% inferior ao de 2006. Segundo o órgão, a queda se deve ao aumento de informações para o contribuinte fazer declaração retificadora.

– A maioria dos 300 moradores da comunidade rural de Caraíbas, em Itacarambi (MG), abandonou o lugar depois do terremoto de domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 95% dos imóveis estão comprometidos e precisarão ser demolidos. Os desabrigados são levados para creches e prédios públicos na área urbana de Itacarambi. O temor de novos abalos sísmicos se espalhou pelas cidades da região.

– Sismólogos da Universidade de Brasília (UnB) chegaram a Itacarambi para avaliar a situação. A intensidade do abalo de domingo (4,9 graus na escala Richter) indica que a falha sísmica é maior do que se supunha.

– A Justiça suíça acusou cinco banqueiros de Zurique de lavagem de dinheiro em esquema de fiscais do Rio ligados ao ex-governador Anthony Garotinho – notícia antecipada pelo portal estadao.com.br às 13h49 de ontem.

– Em reunião de emergência, cinco dos nove governadores bolivianos rejeitaram ontem a nova Constituição do país, aprovada domingo, e confirmaram que vão declarar, sábado, autonomia em relação a La Paz.

– Notas e Informações – Para o presidente Lula, Evo Morales foi “a coisa mais extraordinária” que aconteceu na América do Sul e é “a cara da Bolívia”. De fato, Evo não desmerece a maioria de seus antecessores.

– Cristina Fernández de Kirchner assumiu ontem a presidência da Argentina com a promessa de manter o modelo econômico adotado por seu marido e antecessor, Néstor Kirchner.