Resumo Jornal do Brasil
[color=0033CC]Jornal do Brasil[/color]
Elite sustenta o tráfico
O cruzamento dos números oficiais do IBGE, feito por economistas da Fundação Getúlio Vargas, confirma a figura que poderia ser personagem de filmes como Tropa de elite: o homem, jovem, rico, com acesso à universidade e que sustenta o tráfico comprando entorpecentes. A média de gastos com drogas dos que se declaram usuários é de R$ 75 por mês, em valores corrigidos. A elite – formada pelas classes A e B – representa 72,54% dos usuários assumidos. (pág. 1 e País, pág. A8)
Maior bancada de oposição ao governo Lula, os tucanos do PSDB voam em direção à aprovação da CPMF, negociando maior fatia do tributo para a saúde, redução progressiva da alíquota do imposto do cheque, hoje em 0,38%, entre outras alterações na proposta. O presidente do partido Tasso Jereissati diz que está em “compasso de espera” e Artur Virgílio comenta que a bancada está mais favorável ao governo do que há uma semana. (págs. 1 e País, págs. A2 e A3)
A confusão em Congonhas e Guarulhos, domingo e segunda-feira, levou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a chamar a Anac de “lenta e leniente”. O mau tempo fechou o Aeroporto Santos Dumont por três horas. (pág. 1 e País, pág. A4)
Apesar das seguidas quedas da taxa básica de juros praticada pelo BC (Selic), só interrompidas neste mês, as taxas cobradas pelos bancos para o cheque especial subiram de 139,5% para 140% ao ano no mês passado. (pág. 1 e Economia, pág. A18)
Ao sair do governo, o presidente Nestor Kirchner deixará um legado positivo no acerto de contas com o passado da ditadura. Mas o povo quer mais, informa a enviada do JB, Camila Áreas. (pág. 1 e Internacional, pág. A21)