Reunião com o relator da PEC 18: ADPF reforça a necessidade de aprimoramento do texto para defesa da PF e de resgate de direitos previdenciários

7 de outubro de 2025 14:27

A ADPF se reuniu nesta segunda-feira, 06.10, com o relator da PEC 18 (PEC da Segurança), Deputado Mendonça Filho, em seu escritório parlamentar, em Recife. Participaram da reunião a Diretora de Comunicação, Dra. Kilma Caminha, e a Delegada e associada Dra. Carla Patrícia.

De forma franca e transparente, foi enfatizado que o atual texto da PEC não traz qualquer ponto positivo para a Polícia Federal, razão pela qual há necessidade de aprimoramento. Foram discutidos, ponto a ponto, os aspectos contidos na nota técnica produzida pela ADPF, com participação da Diretoria de Prerrogativas, voltada à proteção institucional e ao fortalecimento da atuação da PF.

A necessidade premente de resgate dos direitos perdidos com a reforma da previdência foi amplamente destacada, com debate enfático sobre diversos pontos, inclusive o apoio da ADPF à Emenda nº 11.

Também foi ressaltada a importância da rejeição de emendas que possam desestruturar o sistema investigativo, como a que trata da carreira única.

Após mais de uma hora e trinta minutos de reunião, o Deputado ouviu atentamente todas as ponderações e dialogou sobre cada tema. Pontuou, de forma taxativa, que não apoia a emenda da carreira única e que pretende atuar apenas em pontos que contem com o mínimo de consenso.

A reunião foi extremamente positiva, havendo amplo espaço para a continuidade do diálogo.
Nas próximas semanas estão previstas audiências públicas, inclusive com a participação da ADPF.

A ADPF continuará sua atuação junto ao relator e aos líderes partidários e, no momento oportuno, mobilizará seus diretores regionais e demais colegas para atuação no Congresso Nacional, a fim de garantir a defesa das prerrogativas da categoria e da Polícia Federal.

Segue o link da nota técnica e anexo entregue ao relator. Todo o teor da Emenda 11 também foi entregue.

ADPF
Defendendo os direitos e valorizando os Delegados de Polícia Federal desde 1976.