Reunião discute combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

23 de novembro de 2011 18:24
Brasília, 21/11/2011 (MJ) – Começa, nesta terça-feira (22), a reunião anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), em Bento Gonçalves (RS). Durante quatro dias, representantes de mais de 60 órgãos e entidades dos três poderes da República, Ministérios Públicos, Polícias, órgãos de controle e supervisão e sociedade civil, debatem e propõem medidas para o sistema brasileiro de antilavagem e anticorrupção. Representando a ADPF, o delegado Paulo Roberto Falcão  participa da reunião e explanará sobre as considerações da Policia Federal e suas medidas.
 
A Enccla foi criada em 2003 para fortalecer o combate sistemático aos crimes financeiros no país. Em 2006, o tema “combate à corrupção” foi incluído como um dos objetivos da estratégia.
O encontro é coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, que é a Secretaria-Executiva da Enccla.
 
No primeiro dia da reunião, a plenária vai avaliar as 16 ações definidas no ano passado, com base nos três macro-objetivos: aprimorar mecanismos de prevenção à corrupção e à lavagem de dinheiro; aprimorar o marco normativo relativo ao combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; aumentar a efetividade do sistema de justiça no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
No segundo dia, começam as reuniões dos grupos de trabalho que irão planejar as ações da Enccla para o ano de 2012. Na reunião final, em  25 de novembro, serão anunciadas as novas medidas.