Rupinol é chefe do tráfico no Norte Fluminense
Também foi apreendida uma lancha utilizada para a distribuição da droga, além de R$ 115 mil em dinheiro e da fita de vídeo onde um traficante, identificado como Lincoln, aparece sendo torturado pelos comparsas por ter roubado dinheiro do grupo. Segundo a PF, a fita serve como prova incontestável de que Rogério Rios Mosqueira, o Rupinol, é realmente o chefe do tráfico na Região dos Lagos e no Norte Fluminense, passando a ter influência junto aos traficantes do Rio.
Bando distribui droga na região metropolitana do Rio O bando de Rupinol é acusado de montar refinarias em áreas rurais próximas de Macaé, transformando pasta de coca trazida do Mato Grosso em cocaína para ser distribuída não só no interior, mas na região metropolitana do Rio e em favelas como Rocinha e Morro de São Carlos. O primeiro grande golpe sofrido pelo esquema de Rupinol foi no ano passado, quando a PF descobriu uma refinaria de cocaína em um sítio em Conceição de Macabu, a 27 quilômetros de Macaé. Várias pessoas foram presas na operação, mas Rupinol fugiu e, desde então, estaria controlando o negócio do Rio, com apoio da cúpula de uma facção do tráfico.
Na operação de sábado, foi preso Anderson Ribeiro Dias, que para os agentes federais é o quem gerencia o esquema de Rupinol na região. Conhecido como Quito, ele substituiu Francisco Chagas Pereira Santos, o Ceará, preso ano passado. Anderson foi levado para o Rio e seu depoimento poderá ajudar a encontrar Rupinol. Enquanto isso, a PF continua tentando localizar as refinarias em Macaé.