Saiba como funcionam os Centros Integrados de Comando e Controle

20 de junho de 2014 18:06

Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) são unidades da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) e são responsáveis pela segurança da Copa do Mundo. O CICC Nacional fica localizado em Brasília, no departamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e além dele, também existem as unidades estaduais, localizadas nas cidades sede dos jogos, e unidades móveis.

 

Os centros fazem parte do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), que introduz o conceito de integração de todas as forças de segurança pública para que elas trabalhem unidas em prol de um objetivo comum, que é garantir a segurança dos cidadãos e turistas na época da Copa do Mundo e outros eventos de grande porte que vão ocorrer no Brasil. Nos CICC estão as Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros, Força Nacional de Segurança Pública além de outras instituições de segurança.

 

Segundo o Diretor de Operações da Sesge e Coordenador Nacional do CICC Nacional, Delegado Cristiano Barbosa Sampaio, a operação é um trabalho desafiador e inovador. “O grande desafio é criar, dentro de um sistema de Estados independentes, um conceito de operação integrada única nacional, envolvendo forças federais, estaduais e municipais de segurança pública em prol do mesmo objetivo”, conta o coordenador.

 

O Oficial de Ligação encarregado de acompanhar a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, Delegado Federal Jose Navas Junior, classifica o Centro Integrado de Cooperação Policial como um dos maiores expoentes desta integração entre as forças de segurança. “Eles são os cérebros que operacionalizam os deslocamentos e demais aspectos de segurança, integrados e integrando todas as forças públicas, civis e militares, em todas as esferas. É outro expoente da integração, e um legado sem igual para as cidades-sede, pois ficarão ativos e operacionais para atender as demais demandas das cidades após a Copa do Mundo”, comentou.

 

O sistema já foi utilizado na Jornada Mundial da Juventude e na Copa das Confederações. Depois de atuar na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, o diretor da Sesge conta que a ideia é que o SICC sirva de legado para a construção do conceito de segurança pública integrada no futuro. “É gratificante contribuir para a criação dessa estrutura única de segurança pública mais moderna e integrada”, concluiu Cristiano Barbosa Sampaio.