Sandro Avelar: vou lutar pela paz em Brasília
O novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Sandro Avelar, tomou posse nesta quarta-feira, 8, em solenidade oficial no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sandro, que presidiu a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) por dois mandatos (2006/2008 e 2008/2010), anunciou que pretende reforçar a atuação da polícia contra o tráfico de drogas e, também, tomará medidas para melhorar o sistema penitenciário do Distrito Federal.
Durante o discurso de posse, o secretário relembrou, emocionado, sua trajetória na Polícia Federal e destacou o trabalho da ADPF. “Aprendi uma lição muito importante quando tive a honra de presidir a Associação dos Delegados de Polícia Federal: é preciso dialogar. Escutar todos os lados em busca de consenso, estar sempre aberto ao debate. E é assim que pretendo atuar frente à Segurança Pública do DF”, destacou Sandro Avelar.
O novo secretário afirmou que vai trabalhar para combater a criminalidade na capital federal e anunciou dois projetos: a Polícia Comunitária e a construção de um novo presídio na Papuda. “Segurança Pública é para profissionais e não aventureiros. Acredito e confio muito na minha equipe. Vou trabalhar de forma honesta e transparente pensando sempre na proteção dos moradores de Brasília, cidade que tanto amo”, concluiu o secretário.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve na solenidade e disse que espera uma nova fase na Segurança Pública. “O governo está seguro de que o novo secretário realizará uma boa gestão, pautada pelo profissionalismo. A segurança é uma área extremamente importante para Brasília e nós temos o compromisso de buscar a paz. O secretário Sandro Avelar tem toda a competência para conseguir implantar a nossa política para a pasta da Segurança Pública”, afirmou o governo.
“Sandro Avelar sempre foi um delegado extremamente competente e realizou uma ótima gestão na ADPF. Desejo força e coragem nessa nova etapa profissional”, parabenizou o presidente em exercício da ADPF, Bolivar Steimetz, que foi lembrado pelo secretário de Segurança Pública durante o discurso de posse.
Sandro Avelar
Sandro Avelar iniciou a carreira de delegado de Polícia Federal em 1999. Em seu currículo, acumula o cargo de diretor do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça e atuação no combate ao crime organizado na chefia da Superintendência da PF. Presidiu a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal por dois mandatos e recebeu duas comendas, uma da Ordem do Mérito do Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e a outra do Mérito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.