Semana das Carreiras Jurídicas na UFC conta com palestra “Delegado de Polícia Federal: Pela Cidadania e Contra a Corrupção”
No último dia 9 de novembro, durante a Semana das Carreiras Jurídicas na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, o delegado de polícia federal Adriano Mendes Barbosa, representando oficialmente a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), ministrou a palestra "Delegado de Polícia Federal: Pela Cidadania e Contra a Corrupção". O evento teve como público alvo estudantes do primeiro e segundo ano da faculdade de Direito da UFC que estão em busca da escolha de uma carreira jurídica a seguir.
Em prol da campanha de valorização da carreira de delegado de polícia federal, lançada pela ADPF, a palestra teve o mesmo tema dando ênfase ao papel da categoria como primeira garantidora dos direitos do cidadão e como autoridade pública de carreira jurídica que promove, por meio da sua atuação profissional, os valores que dão sustento ao Estado Democrático de Direito.
Na palestra foi sustentado, entre outros pontos, o seguinte: o delegado de polícia é Autoridade Pública de carreira jurídica e é o responsável pela presidência do Inquérito Policial e a Gestão da Polícia Judiciária, tanto as estaduais quanto a Federal; na condução da persecução criminal na sua porção extra juditio, o delegado de polícia atua como Autoridade Pública primeira a zelar pelos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos vítimas de ações delituosas e dos suspeitos da perpetração de infrações penais; o DPF zela pela legalidade dos procedimentos investigativos e zela pela licitude e legitimidade probatória do Inquérito Policial e suas diligências investigativas; o delegado de polícia atua como primeira trincheira de defesa da cidadania impedindo que inocentes sejam levados à condição de réus. O seu compromisso não é com uma tese de acusação, mas sim com a verdade dos fatos.
Foram apresentadas também as atribuições constitucionais do Delegado de Polícia Federal que se confunde com as atribuições constitucionais do próprio órgão Polícia Federal. Ao final do evento, o vídeo da campanha "Delegado de Polícia Federal: Pela Cidadania e Contra a Corrupção" foi transmitido aos presentes.