Semana de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

24 de julho de 2014 09:06

O período de 28 de julho a 1º de agosto é considerado a semana nacional de mobilização pelo enfrentamento ao tráfico de pessoas. Isto porque a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 30 de julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

No Brasil, o Ministério da Justiça (MJ) aderiu à Campanha Azul da ONU, contra o tráfico de pessoas, e irá realizar ações para mobilizar o país durante a semana. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) apoia a campanha, e desde o mês de abril tem divulgado entre seus associados, e também para o público externo, a importância de se combater esse tipo de crime.

Sobre semana nacional, o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, explicou que o MJ articulou a rede nacional de segurança com núcleos, postos, comitês estaduais e a sociedade civil para estabelecer processos de conscientização.

“É uma oportunidade para que a sociedade perceba que o tráfico humano é um fenômeno forte e presente nas nossas vidas e que nós temos a responsabilidade de encorajar as vítimas para que elas denunciem”, declarou o secretário. Segundo Abrão, somente com denúncias é possível aperfeiçoar a campanhas e as ações tomadas no enfrentamento ao crime.

Segundo dados do ministério, em 2012, 547 pessoas foram vítimas de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e trabalho escravo. “O trabalho de estruturação e combate a esse crime é muito recente”, explica o secretário. “Mas nós já conseguimos colher bons frutos com essa organização”, conclui.