Seminário em Foz do Iguaçu discute as faixas de fronteira

20 de dezembro de 2011 19:00

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados promoveu o seminário “Defesa Nacional na Faixa de Fronteira”, em Foz do Iguaçu, no dia 9 de dezembro. A precariedade das fronteiras brasileiras, as dificuldades de fiscalização nos postos, a importância do trabalho conjunto para o sucesso das operações foram temas de debate. O encontro foi proposto pelos deputados Alexandre Leite (DEM/SP) e Fernando Francischini (PSDB/PR). O chefe da delegacia da Polícia Federal em Foz, Guilherme Monseff, o delegado da Receita Federal da região, Rafael Rodrigues Dolzan e, representando a ADPF, o delegado Sergio Marcel Ueda, estiveram no seminário. 

As entidades de classe da PF ressaltaram a situação dos servidores nas fronteiras, lembrando da necessidade de novos concursos para a carreira policial. O diretor de patrimônio do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Policia Federal – SINPECPF, João Rodrigues Nunes, explicou que as discussões sobre a melhoria da segurança nas fronteiras deve, obrigatoriamente, abordar o fortalecimento do PECPF para permitir uma melhor gestão dos recursos humanos da Polícia Federal. Biagi concordou com o raciocínio do diretor de patrimônio defendendo o fim da terceirização das carreiras “já atingiu um ponto preocupante e precisa ser combatida”. 
Para os deputados, o debate foi produtivo. Eles, prometeram reunir as informações e formular iniciativas para a melhorias da segurança na região de fronteiras. Francischini se comprometeu a dar atenção especial às demandas do PECPF. “Voltarei a solicitar ao Planejamento para que seja dada celeridade às negociações”, garantiu.

* Com informações do SINPECPF