Seminário Internacional de Combate à Corrupção

20 de março de 2014 19:06

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, participou do Seminário Internacional de Combate à Corrupção, promovido pela Câmara dos Deputados em parceria com a Organização Global de Parlamentares contra Corrupção (Gopac).

A ideia do seminário foi discutir mecanismos eficientes para combater a corrupção no mundo, com a participação de políticos, jornalistas, técnicos e integrantes dos três Poderes da República. Ao longo de cinco painéis, foram discutidos mecanismos mais eficazes na prevenção, investigação e punição aos corruptos e corruptores.

O presidente Marcos Leôncio Ribeiro apontou o enfrentamento à corrupção como uma das principais bandeiras da ADPF. “Alterações na legislação sobre o tema são sempre bem-vindas e são acompanhadas atentamente pela Polícia Federal. A exemplo do que ocorreu com a alteração da lei de lavagem de dinheiro e com as novas leis de Organizações Criminosas e de responsabilização das pessoas jurídicas responsáveis por desvio de recursos públicos, entre outras proposições legislativas”, disse.

Durante o evento o Delegado Federal e Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF, Oslain Campos Santana, fez um apelo para que o Congresso aprove o financiamento público de campanhas e propostas que tratam de eleições. Ele defendeu a proibição da contratação de cabos eleitorais, o estabelecimento de limites para gastos em campanhas e para doações, a prestação de contas prévias de campanha e a conta única para pagamento de despesas nas campanhas.

Segundo ele, pelo menos metade dos crimes de corrupção investigados pela Polícia Federal tem como pano de fundo o financiamento de campanha. "É o combustível do crime de corrupção. Se faz necessária uma diminuição de gastos de campanhas eleitorais", disse Oslain.