Seminário Luso-Brasileiro vai debater o Sistema de Justiça Criminal com foco na criminalidade local e violência

6 de novembro de 2013 11:01

Nos dias 7 e 8 de novembro, será realizado o I Seminário Luso-Brasileiro: Sistemas de Justiça Criminal – da violência local à criminalidade transnacional, no auditório do INC, Superintendência da Polícia Federal (SPO- Lote 7), em Brasília/DF. O evento contará com a participação de Delegados, representantes de instituições de ensino superior e de outras entidades parceiras.

Com o objetivo de abordar diversos casos de justiça criminal, serão apresentados diversos estudos realizados na área por professores do ensino superior e entidades que trabalham diariamente com o assunto. A partir das 8h do dia 7, a mesa de abertura será composta por diversas entidades parceiras. No dia 8, o evento tem início a partir das 9h da manhã e serão debatidos os temas Criminalidade Organizada Transnacional e a Lei nº 12.850 que dispõe das organizações criminosas.

Durante o evento, será apresentado o projeto “Avaliação dos Homicídios no Entorno do Distrito Federal”, do professor doutor da UnB Arthur Trindade Maranhão Costa. A pesquisa analisou a ocorrência de casos de homicídio no ano de 2010 nas cidades que contornam o DF, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Para tal, o realizador da pesquisa, Arthur Trindade, acompanhou o funcionamento das instituições que compõe o sistema de justiça criminal no processamento desse tipo de crime, além de observar a estrutura e os equipamentos urbanos disponíveis nas cidades para sanar o problema. Trata-se de um edital de pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ) com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O seminário é organizado pela parceria entre a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança (ISCPSI), a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), o Centro Universitário de Brasília (UniCeub), a Fundação Brasileira de Ciências Policiais (FBCP) e a Escola Superior de Polícia (ESP/ANP).

Para a professora de Direito da UnB e organizadora do evento, Cristina Zackseski, “a colaboração entre Brasil e Portugal e a comunicação facilitada entre as diversas instituições que compõe o Sistema de Justiça Criminal, entre si e com as instituições de ensino, são imprescindíveis para que tenhamos resultados mais justos e possamos oferecer serviços públicos de qualidade aos cidadãos, tanto no que se refere aos problemas locais, quanto no que tange à violência que ultrapassa fronteiras”.

Faça sua pré-inscrição abaixo. Você receberá um e-mail da organização confirmando a participação. AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
 

 

Create your free online surveys with SurveyMonkey , the world's leading questionnaire tool.