Senado aprova aumento para servidores públicos, inclusive delegados
O plenário do Senado aprovou na terça-feira (19) vários projetos de lei que tratam de reajustes dos servidores públicos, que haviam sido negociados pelo governo com as entidades representativas dos servidores e também aprovados pela Câmara dos Deputados. Os reajustes serão de aproximadamente 15% ao longo dos próximos três anos para os servidores dos Três Poderes.
Os delegados federais também foram contemplados na negociação. Entretanto, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) conquistou um percentual diferenciado para sua classe de ingresso. Assim, ao final de 2015, a terceira classe terá acumulado 25,9% de aumento, sem prejuízo das demais classes do cargo.
Essa foi uma grande conquista da ADPF que, além do reajuste, considerou ainda durante as negociações o compromisso do governo de discutir a natureza jurídica do cargo de delegado de polícia federal.
A proposta concede reajuste para 24 categorias que aceitaram a negociação com o Executivo. Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal estão entre as poucas carreiras que recusaram a proposta do Governo e ficaram sem o reajuste.
A ADPF continua ainda negociando com o governo melhores condições de trabalho, incluindo o aumento do auxílio alimentação, da contrapartida nos planos de saúde e a célere aprovação do projeto de indenização de fronteiras.