Servidores federais protestam por reajuste salarial e ameaçam greve

29 de junho de 2012 08:53

Em busca de reajuste salarial, 22 entidades de servidores federais fizeram nesta quinta-feira manifestação em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Sem acordo, os sindicatos e associações ameaçam paralisar as atividades.
 
As entidades entregaram uma carta à ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O documento lembra que “o governo não apresentou nenhuma proposta de recomposição salarial, e sabemos que o prazo para fechamento político do projeto de lei orçamentária de 2013 já se esgota”.
 
“Fizemos esse ato público para o governo de fato negociar”, disse o diretor de finanças do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Felipe Leão. A entidade inclui servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesouro Nacional.
 
Como a ministra não recebeu os sindicalistas para negociar, a Unacon marcou assembleia para o dia 5 de julho, em que se discutirá a paralisação de um dia. “Se nada for feito podemos caminhar para uma greve das carreiras de Estado”, disse Leão.
 
Participaram da manifestação entidades representativas de analistas de comércio exterior, delegados de Polícia Federal, auditores fiscais da Receita Federal, auditores federais de controle interno, servidores das agências reguladoras federais, servidores de carreira de planejamento e orçamento, do Banco Central, e analistas e técnicos de finanças e controle, entre outras.