Servidores participam do I Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas

1 de setembro de 2011 17:37

Cerca de 800 servidores públicos participaram do I Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas, promovido pelo Mosap nesta quarta-feira, 31, junto com o Fonacate, incluindo suas entidades filiadas, entre elas, a ADPF.  Durante todo o dia, os participantes discutiram sobre os benefícios de aposentados e pensionistas e pela paridade e integralidade para os casos de invalidez, ambas propostas previstas nas PECs 555/06 e 270/08, respectivamente.

“É muito importante que os servidores se unam em prol das propostas apresentadas. Os aposentados e pensionistas merecem dignidade e reconhecimento de uma vida de trabalho”, ressaltou o presidente em exercício da ADPF, Bolivar Steinmetz.

Ao abordar o tema “Previdência e Custeio”, a Auditora-Fiscal Clemilce Sanfim Carvalho afirmou que não há déficit na Previdência. Na sua visão, o governo utiliza o discurso de que o sistema é deficitário para desmoralizar o maior distribuidor de renda do mundo. “O cálculo é feito de forma errada. O falacioso rombo do sistema é uma mentira deslavada, uma coisa criada, construída”, afirmou a aposentada.

O líder do PRB, deputado Vitor Paulo (RJ), destacou que as PEC 555/06 e 270/08 estão entre as prioridades de votação levadas pelo partido ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. “Esse evento representa uma busca por justiça e, por isso, podem contar com o nosso apoio", disse o deputado.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) também esteve presente no encontro e lembrou que  foi realizada uma audiência pública para debater a PEC 270/08 e, na ocasião, se comprometeu a propor uma nova audiência, agora para debater a PEC 555/06, como forma de fazer mais uma mobilização e pressionar a Casa para aprovar a proposta.

Durante o evento, o presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, fez uma singela homenagem ao Auditor-Fiscal aposentado Francisco Paulo Favilla, que participou representando o fundador do Instituto, Domingos Travesso. Favilla, foi um dos pioneiros quando da fundação do Mosap.

Ao final do evento, o presidente do Mosap agradeceu a presença de todos os servidores que vieram de vários cantos do país, dos parlamentares e das entidades que se engajaram para a realização do I Encontro Nacional. “Não fazemos nada sem as entidades. Tenho a convicção de que atingimos o nosso objetivo. Agora, temos que intensificar esse trabalho junto às bases parlamentares no Congresso e nos Estados”, finalizou Haubert.

Com informações do Sindifisco Nacional