João Marcos/ADPF

Simone Tebet (MDB) é a segunda convidada do projeto “Diálogo com Presidenciáveis”, da ADPF

6 de setembro de 2022 16:41

Nesta terça-feira, 6/9, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) recebeu a candidata à Presidência da República senadora Simone Tebet, do MDB do Mato Grosso do Sul, na sede da entidade, em Brasília. Tebet é a segunda entrevistada do projeto “Diálogo com Presidenciáveis”, comandado pelo presidente da associação, Luciano Leiro.

Simone Nassar Tebet tem 52 anos, é advogada, professora e escritora. Foi prefeita, duas vezes, em Três Lagoas (MS). No Senado Federal, liderou a primeira bancada feminina da história e tornou-se presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

Antes da entrevista começar, Leiro e outros membros da diretoria, tiveram uma reunião com a candidata para apresentar a ela as pautas defendidas pela Polícia Federal. Foi mencionada a importância da autonomia da PF, com mandato para diretor-geral, para que a instituição possa trabalhar com maior estabilidade e se fortaleça cada vez mais como instituição de Estado. Participaram deste momento o delegado Getúlio Bezerra Santos, 1º Secretário da ADPF, e a delegada Maria do Socorro Santos Tinoco, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol).

O presidente da ADPF falou da necessidade da abertura contínua de concurso público, haja vista a PF ter ainda três mil vagas disponíveis. Salientou que é preciso valorização dos policiais federais e que o cargo de delegado é, hoje, a carreira jurídica menos atrativa no âmbito do serviço público. De acordo com ele, é fundamental o incentivo para o exercício da profissão, a qual traz benefícios incontestáveis à sociedade.

O evento contou com a participação da delegada Viviane da Rosa, da diretoria da associação e representante da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), a qual salientou ao final a importância da defesa das mulheres. Também esteve presente a delegada Maria do Socorro Tinoco, presidente do Sindicato dos Policiais Federais (Sindipol).

Simone Tebet afirmou ter compromisso com o combate à corrupção, ao tráfico de pessoas, de armas, de drogas e de animais silvestres. Deixou claro conhecer o trabalho da Polícia Federal, por vir de um estado de fronteira.

De acordo com a presidenciável, não existe polícia forte e respeitada sem autonomia. Mencionou que, dentre os itens apresentados pelo presidente da ADPF, ela vai se comprometer com o mandato para cargo de diretor-geral e com a autonomia administrativa, a fim de que a nomeação dos demais cargos do órgão não necessite do aval político, como é hoje, de forma que a PF possa trabalhar sem a possibilidade de interferência política, dando liberdade para a categoria nomear os melhores nomes para a função.

A senadora também se comprometeu em fazer concursos públicos para PF, já que, segundo ela, a instituição viabiliza, todos os anos, mais de 43 bilhões de reais para os cofres públicos da União, ressaltando que um maior número de policiais, por consequência, também irá trazer mais recursos para o País.

Ao final, foi entregue à senadora, a Carta de Intenções da entidade, com as demandas e sugestões para a Polícia Federal e a categoria.

Assista a íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=d8FBI75_vM4