Simpósio de combate à corrupção recebe importantes nomes do cenário jurídico nacional

7 de outubro de 2016 12:38

Delegados Federais, membros do Judiciário, do Ministério Público, desembargadores, defensores públicos e advogados de todo país participaram do 1º Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, como noticiou o jornal Bahia no Ar, da Rede Record,  nesta quinta-feira (06/10). O evento foi realizado pela direção regional da Bahia da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF/BA). 

 

Entre as principais discussões do simpósio, estiveram as políticas públicas de enfrentamento à corrupção e o aprimoramento de técnicas utilizadas em investigações.

 

Para o diretor regional da ADPF na Bahia, Rony José Silva,  o simpósio aconteceu em um momento importante para o combate à corrupção no país. “O momento é adequado, a sociedade exige esse debate e mais do que o debate, exige ações. Esse simpósio também tem a característica de produzir um documento com propostas da associação para poder apresentar à sociedade e ao congresso nacional”.

 

Ainda segundo a reportagem, durante as discussões ficou evidente a preocupação com o retrocesso no combate à corrupção. Delegados e juízes temem que a criação de novas leis possa impedir o trabalho que vem sendo realizado e até mesmo enfraquecer instituições de investigação, fiscalização e controle, como a Polícia Federal.

 

O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, ressaltou a importância da participação de todas as esferas da sociedade no combate à corrupção. “Se a sociedade fechar os olhos e a imprensa fechar os olhos provavelmente as pessoas que têm poder atingidas pelas investigações conseguirão reagir. Então temos que trabalhar todo mundo junto à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Judiciário, à sociedade e à imprensa”, informou Sobral.

 

Assista a íntegra da matéria do Bahia no ar: http://bit.ly/2cWV2nf