Simpósio de Combate à Corrupção reúne delegados da Lava Jato em Manaus

7 de julho de 2016 17:04

Diversas autoridades nacionais se reuniram no Tropical Hotel na manhã desta quinta-feira (7) por ocasião do 1º Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, evento que vai até esta sexta-feira e promoverá palestras sobre o tema. Entre as presenças confirmadas, estão três delegados da Operação Lava Jato, bem como os dirigentes local e nacional dos delegados federais.

 

Em relação a operação que viu vários dos políticos mais proeminentes da nação sendo presos ou investigados, o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Carlos Sobral, defendeu as ações do órgão de investigação, rebatendo as críticas recebidas tanto por defensores quanto detratores como "exercício de direito de opinião". "É claro que, quando você tem uma operação desse nível, você vai encontrar resistência, […] mas todos as ferramentas que usamos estão sendo constantemente validadas no Judiciário", declarou o delegado, referindo-se especificamente ao controverso instituto da delação premiada, instrumento jurídico estrangeiro que ficou famoso por sua utilização na Lava Jato.

 

Segundo a diretor regional da associação no Amazonas, Pablo Souza, o evento é o primeiro em uma série que deverá ser realizada em todos os Estados da federação, com Paraíba e São Paulo atualmente cotados para receber os próximos. "Nós queremos debater o tema e convidamos a sociedade amazonense a participar. Temos poucas vagas, mas temos ainda", disse, do lado de fora do auditório quase lotado onde o simpósio estava sendo realizado.

 

As atividades se estenderão até o final da tarde desta quinta-feira e prosseguirão até esta sexta-feira (8).