Simpósio discute enfrentamento à corrupção
Os 30 anos da Constituição Democrática e os avanços e perspectivas no enfrentamento à corrupção estão sendo discutidos durante o III Simpósio Nacional de Combate a Corrupção, realizado pela regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal da Bahia (ADPF-BA), em Salvador.
Na abertura do evento, o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, ressaltou que apesar da data do Simpósio coincidir com um momento simbólico, as eleições, o evento não é político.
“É um evento científico para discutirmos técnicas, procedimentos e os históricos do nosso trabalho”, explicou, “queremos chegar a conclusão do que funcionou e o que pode ajudar”, concluiu o presidente da ADPF.
Paiva disse que durante os dois dias de evento, o papel da categoria é ouvir, refletir e reunir material para construir um país melhor, de instituições fortes. “Corrupção existe em todos os lugares, a diferença é se as instituições funcionam. As nossas funcionam, tanto que estamos descobrindo corrupção nas ruas e palácios”, afirmou.
As afirmações foram reiteradas pelo diretor da regional da Bahia, delegado Rony Silva. “É uma grande honra recebê-los. Os dois primeiros anos do Simpósio foram um crescente e sempre o realizamos nesta data, mas esse ano, temos uma reflexão na curva, pois coincide com o calendário eleitoral”, avaliou.
A diretora executiva da Polícia Federal, Silvana Borges, participou da mesa de abertura do Simpósio e aproveitou a ocasião para falar do trabalho de tolerância zero a corrupção que vem sendo exercido pelo Órgão. Silvana ressaltou que nos últimos cinco anos, as ações da PF cresceram 411%.
O juiz federal Sérgio Moro foi o responsável pela palestra de abertura, com o tema “4 anos da Lava Jato. Reflexões e futuro do combate à corrupção no Brasil”. Além dele, neste primeiro dia, palestrará o delegado Andrei Rodrigues, para falar sobre o Projeto Prometheus; o promotor de justiça Rogério Sanches, sobre a releitura de provas; e a professora Nathalia Masson, com a palestra “A competência criminal do STF: decisões e desatinos”.
Cerca de mil pessoas estão reunidas no III Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, realizado pela ADPF-BA, entre os dias 23 e 24 de agosto. O evento reúne delegados federais, os maiores nomes da Justiça brasileira e estudantes, no Shopping Barra, de Salvador, Bahia.