Simpósio Nacional de Combate à Corrupção discute novos instrumentos de investigação
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), seccional da Bahia, promove nos dias 24 e 25 de agosto, o II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, no cinema do UCI-Orient do Shopping Barra. Com o tema “Novos instrumentos de investigação criminal e processo penal para o enfrentamento da corrupção”, o intuito do evento é discutir sobre o processo de enfrentamento ao crime organizado no sistema político.
No ciclo de palestrantes confirmados estão o juiz de Direito, Alexandre Morais da Rosa; os Delegados Federais Dr. Milton Fornazari, Dr. Henrique Hoffmann e Dr. Márcio Alberto; o juiz federal Fábio Roque; o advogado Nestor Távora e o advogado envolvido na Operação Lava-Jato, Pierpaolo Bottini, que irá ministrar palestra sobre “O papel da defesa nas operações de combate à corrupção e acordos de colaboração premiada”.
Também serão abordados: “O papel do delegado federal na condução de operações de combate à corrupção”; “Inquérito policial e a devida investigação criminal”; “Alterações legislativas e o enfrentamento à corrupção”, dentre outros.
O diretor da regional Bahia da ADPF, Dr. Rony José Silva, explica a importância do evento para subsidiar os jornalistas com informações relevantes e factuais sobre o papel e as ações da Polícia Federal. “O evento será extremamente útil por fomentar debates cujo tema principal é de interesse público. A reprodução em tempo real de informações verídicas e o esclarecimento de eventuais dúvidas por parte da imprensa são alguns dos nossos objetivos ao longo do evento”, pontua.
Nesta edição, a expectativa é de que haja cerca de 500 participantes, entre representantes de instituições da segurança pública, defesa nacional, advogados, formadores de opinião, imprensa e sociedade civil. A intenção é discutir sobre temas como sobre persecução penal, colaboração premiada, investigação defensiva, lei de abuso de autoridade e foro privilegiado – assuntos constantemente expostos no cotidiano brasileiro. As palestras serão conduzidas por ministros, juízes e Delegados de Polícia Federal e Civil.
Após o Simpósio será apresentado às autoridades um caderno de proposições envolvendo os assuntos que foram debatidos, incluindo sugestões para melhoria de processos e ações na prevenção e combate à corrupção.
As inscrições para o II Simpósio podem ser feitas até o dia 20 de agosto pelo site: www.sympla.com.br/adpfbahia. O ingresso para profissionais custa R$ 220,00 e R$ 80,00 para estudantes. Associados da ADPF têm 50% de desconto nas inscrições. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (71) 3033-9050 ou pelo site: www.adpf-ba.org.br.