Sinal verde
O governo deu sinal verde para a construção da nova sede da Polícia Federal, em Brasília, um complexo com quatro torres e orçamento de R$200 milhões. A obra foi incluída no Plano Plurianual (PPA) 2008/2011 e, com isso, já estão garantidos pelo menos 65% dos recursos. Este ano, porém, serão liberados apenas R$5 milhões, que custearão a elaboração do projeto executivo. A obra só deve começar em 2009.
Segundo a Polícia Federal, a nova sede será erguida em um terreno na zona central de Brasília. De acordo com o projeto inicial, as quatro torres terão área construída total de 9.600 metros quadrados. A sede abrigará tanto o comando da corporação como instalações operacionais, como sala de ginástica e estande de tiro. O complexo também terá auditório para 500 pessoas, quatro andares subsolos para garagem (capacidade de 1.400 veículos), praça cívica para cerimônias oficiais, centro de imprensa, restaurante e heliponto.
Uma curiosidade: as torres, com 17 pisos cada, já foram batizadas com nomes da mitologia grega (Athena, Ícaro, Arthemis e Aquiles). Pelo menos duas delas já têm recursos orçamentários garantidos. De acordo com a PF, o projeto executivo do complexo obedecerá a conceitos ecologicamente corretos para permitir, por exemplo, a redução do consumo de energia.
Hoje, a PF está instalada num único prédio de nove andares no Setor de Autarquias Sul, numa área com poucas opções de estacionamento externo. O edifício, apelidado de Máscara Negra, fica na beira da rua e não tem proteção externa.