Sinopse Estado de S. Paulo – 14/07/08
Dantas fez lobby para negócios ilícitos no Planalto, afirma PF
Relatório da Polícia Federal sustenta que o grupo de Daniel Dantas buscou apoio do Palácio do Planalto para seus negócios ilícitos. Os policiais informam que o advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, apontado como lobista do grupo de Dantas, além de procurar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, esteve também com o ex-ministro José Dirceu para auxiliá-lo na tarefa de facilitar negócios para o grupo. O encontro entre Dirceu e Greenhalgh, ocorrido num hangar do aeroporto de Brasília, foi facilitado por telefonemas de uma pessoa identificada como Evanise Maria da Costa Santos, da Secretaria de Administração da Presidência da República, que ocupa sala no 2º andar do Palácio do Planalto, de onde partiram os telefonemas. Ainda segundo a PF, Greenhalgh teria recebido R$ 650 mil do esquema Dantas. O advogado, respondendo acusações anteriores, divulgou nota sábado em que se diz vítima de represália; que todas conversas que teve com qualquer pessoa sobre esse caso foram, como está na moda dizer, absolutamente republicanas.
Tarso diz que não protegerá PT
O ministro Tarso Genro (Justiça) disse que ninguém do PT será protegido pela PF. Ele teve um diálogo ríspido, terça, com Greenhalgh, que ligou para reclamar da Operação Satiagraha.
Cresce peso do BNDES para produção industrial
A participação do BNDES no investimento para aumentar a capacidade produtiva da economia vem crescendo ano a ano. O índice subiu de menos de 7% em 2006 para 8,3% do total investido no País em 2007, devendo fechar 2009 acima de 10%. (…)
Polícia volta a investigar se laboratórios fraudam SUS
Um suposto esquema em que a indústria farmacêutica financiava ações judiciais para que pacientes cobrassem medicamentos do SUS está sendo investigado pela polícia. Comprados em caráter de emergência, os remédios eram mais caros. Abbott, Novartis, Wyeth e o laboratório Serono são alvos da investigação e prometem contribuir com a apuração. (…)
Argentina vive protestos na véspera de votação
Sob acusações da oposição de que haveria compra de votos, o Senado argentino vota na quarta-feira o projeto da presidente Cristina Kirchner que aumenta os impostos sobre as exportações agrícolas, com o objetivo de reduzir a inflação de alimentos no país. (…)
Notas e Informações Jogo decisivo em Genebra
Os mais influentes negociadores comerciais reúnem-se em Genebra, no próximo dia 21, para tentar salvar a Rodada Doha. O jogo é importante demais para se aceitar um novo fracasso.