Sinopse Folha de São Paulo – 01/07/2008
– BCs alertam para “ponto crítico” da economia global
Relatório do Banco de Compensações Internacionais (BIS na sigla em inglês), uma espécie de banco central dos bancos centrais, sediado na Suíça, afirma que o mundo vive hoje a maior turbulência financeira desde a Segunda Guerra e que a união de desaceleração econômica e inflação está empurrando para um “ponto crítico” a economia global. Segundo o relatório “inovação no mercado financeiro, frouxa regulamentação interna e externa e fáceis condições monetárias globais por um longo período nos levaram à atual situação adversa”. O texto atribui parte da culpa pela crise aos próprios bancos centrais, por não terem tomado medidas para evitar o surgimento da bolha de crédito. Para o BIS, países emergentes como o Brasil devem aumentar as taxas de juros e permitir a valorização de suas moedas para deter o contágio inflacionário. A “inflação do euro” bateu em 4%, a mais alta desde que os dados começaram a ser coletados em 1997. Em reunião depois de amanhã, o Banco Central Europeu deve elevar os juros.
– Sob a lei seca , 296 são presos nas estradas federais
Nos dez primeiros dias de validade da lei que impôs punições mais rígidas a quem dirige depois de beber, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 296 motoristas e multou 369, segundo balanço divulgado ontem. Na cidade de São Paulo, as blitze feitas entre quinta e a madrugada de ontem resultaram na prisão de 26 pessoas, informou a PM.
– Brasil é campeão em desmatamento da floresta tropical
– Aplicações perdem para a inflação no primeiro trimestre
A inflação medida pelo IGP-M de 6,82% no primeiro semestre, bateu todas as principais categorias de investimento. Ranking do período mostra que a Bovespa, que subiu 1,77% ficou atrás até da poupança (2,99%). O dólar se desvalorizou 10,13% em 2008 e encerrou o semestre vendido a R$1,597, a menor cotação desde janeiro de 1999.
– Caminhões param marginal por 2 horas
Manifestação de caminhoneiros nas marginais de SP protestou contra a restrição à sua circulação no centro – a Tietê ficou fechada por duas horas. Ao menos 891 motoristas foram multados no primeiro dia da norma.
– Tucanos de SP barram em CPI a investigação do caso Alstom
A CPI da Eletropaulo na Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o relatório final do deputado tucano João Caramez, que não constatou irregularidades na venda da empresa de energia do consórcio Lightgás em 1998, durante o governo Mário Covas (PSDB). O relatório não cita o caso Alstom – empresa francesa investigada por supostamente pagar propinas para obter contratos como o governo paulista. Para Caramez,as denúncias “fogem do objetivo da CPI.”
– Estrangeiros vão poder explorar no Iraque
O Iraque decidiu abrir à estrangeiros a exploração de seis campos de petróleo com reservas garantidas. Foram pré-qualificadas 41 empresas que não incluem a Petrobras. Quatro ou cinco terão convite para campos em operação. A idéia é elevar em 80% a produção de 2,5 milhões de barris/dia.