Sinopse o Globo – 01/07/2008
– Inflação derrota todas as aplicações em junho
O investidor que pretendia proteger o seu dinheiro da inflação não conseguiu. Nenhuma aplicação financeira ganhou do Índice Geral de Preços ao Mercado(IGP-M), que ficou em 1,98% em junho e acumula 6,82% no ano. O mercado de ações foi o que mais perdeu. A Bolsa de Valores de São Paulo teve queda de 10,43% no mês. Os fundos FGTS Vale e Petrobras perderam 12,26% e 7,37%, respectivamente. Os fundos DI renderam apenas 0,76%. O governo manteve a meta de 4,5% de inflação para 2010.
– Lula atropela PT e abençoa aliança em MG
Ao lado do governador Aécio Neves(PSDB), o presidente Lula criticou a direção nacional do PT por tentar impedir a aliança com tucanos em Belo Horizonte. A Comissão de Ética Pública poupou Dilma Rousseff no caso do dossiê sobre gastos tucanos.
– No centro da preocupação eleitoral
A três meses da eleição, pesquisa Ibope mostra que 53% dos brasileiros desaprovam a ação do Planalto contra a inflação. E 65% acham que a inflação subirá. O governo mantém 58% de aprovação.
– Lobão critica presidente da Petrobras
De volta da Opep, o ministro Edison Lobão criticou o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, por ser contra a criação de estatal para o pré-sal. Lobão disse defender o interesse do povo, enquanto Gabrielli, para o ministro, torce só pela empresa.
– Amazônia: 10 mil perderão crédito verde
Pela resolução do Banco Central que entra em vigor hoje, só 3 mil proprietários de terras em 36 cidades da Amazônia estão com registro regular e terão direito a crédito público e privado. Outros 2 mil casos estão em análise, e 10 mil terão crédito vetado.
– Venda de bebida cai 25% com lei seca
A nova lei que impede os motoristas de dirigir após a ingestão de álcool reduziu em 25% a venda de bebidas no Rio. Segundo o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, desde que a proibição entrou em vigor, há menos de duas semanas, caíram os pedidos de drinques, chopes, taças de vinho e outras bebidas alcoólicas. No país, 665 motoristas foram multados.
– Vereadores com ficha suja nas capitais: 12,5%
Levantamento da ONG Transparência Brasil mostra que, dos 709 vereadores em exercício nas capitais dos estados, pelo menos 89 têm processos na Justiça ou foram punidos por tribunais de contas.