Sinopse O Globo – 14/07/08

14 de julho de 2008 10:22

Relação de Daniel Dantas com governo preocupa Lula
As relações do banqueiro Daniel Dantas com o governo preocupam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que discutirá o caso hoje na reunião de coordenação política. Será a primeira avaliação da nova crise que atingiu o governo desde que foi deflagrada a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Há desconforto, por exemplo, com o fato de um petista de confiança, como o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, ter envolvido o nome do chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, no episódio. Segundo fontes, o incômodo com Dantas é tamanho que Lula teria avalizado o acordo para que ele vendesse suas ações da Brasil Telecom, permitindo a fusão com a Oi. Em gravações interceptadas pela PF, Dantas mostra preocupação com a demora da Anatel em aprovar o negócio.

Grampos: OAB critica abusos
A OAB e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) alertam para os riscos do grande número de telefones grampeados por ordem judicial no país: O Brasil não pode virar um imenso Big Brother.

Merenda escolar deve ter reajuste
A três meses das eleições municipais, o governo federal anunciou que está estudando reajuste no valor do Programa de Alimentação Escolar. O benefício do Bolsa Família acaba de ser aumentado em 8%.

Crime faz de violência tema entre candidatos
O assassinato do secretário-geral do PDT, Jorge Vieira, no sábado, transformou a violência urbana em tema do dia entre os candidatos a prefeito. Marcelo Crivella, Solange Amaral e Eduardo Paes fizeram campanha em áreas dominadas por quadrilhas. Em Bonsucesso, onde Vieira foi morto, os peritos foram atacados a tiros por traficantes e o carro do político teve que ser rebocado e periciado no pátio da delegacia.