Sucesso das Olimpíadas evidencia necessidade de integrar órgãos

16 de agosto de 2017 10:53

A necessidade de maior integração entre os órgãos e instituições da área de Segurança Pública no Brasil – enfatizada a cada edição do Plano Nacional de Segurança Pública – ficou efetivamente demonstrada na experiência, exitosa, de realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. O modelo adotado pelo Brasil já foi reproduzido em campeonatos europeus de seleções e chegou até mesmo à Interpol. 

De acordo com o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Delegado Federal Andrei Augusto Passos Rodrigues (foto), que também participou do painel do VII CN-DPF, o sucesso só foi alcançado – com eventos os esportivos transcorrendo sem maiores contratempos – porque as instituições conseguiram operar de forma absolutamente conjunta. 

“Tivemos três principais eixos de ação: planejamento integrado, operação integração e gestão de processos. Construímos um plano estratégico envolvendo Justiça, Defesa e Gabinete de Segurança Institucional. Coube à nossa instituição, a Polícia Federal, liderar esse processo de integração”, conta Andrei Rodrigues.

Para o Delegado Federal, esse foi um exemplo da “tão almejada integração” na Segurança Pública, que precisa ser continuamente replicada no Brasil.