Suposto vazamento de gabarito do Enem é investigado pela Polícia Federal
A Polícia Federal está conduzindo uma investigação, chefiada pelo delegado Marcelo Eduardo Freitas, para apurar um suposto vazamento do gabarito de uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A investigação faz parte da Operação Embuste, realizada em Minas Gerais, Bahia e Ceará, que tem como alvo um grupo criminoso responsável pela fraude que possibilitou que o resultado das provas chegasse a qualquer lugar do país.
As provas foram aplicadas no último fim de semana. Há indícios de que uma quadrilha em Montes Claros conseguiu com antecedência as respostas das perguntas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza da prova azul, como noticiou a revista IstoÉ (13/11).
De acordo com uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, a Polícia Federal apura, agora, o vazamento do gabarito das provas por meio de um mecanismo avançado de escuta: um homem, que estava do lado de fora do colégio, teria repassado as respostas das provas exatamente no momento em que o exame era aplicado.
O exame tem diferentes provas, separadas por cores, que trazem as mesmas questões, porém em ordem variada para dificultar a troca de informações sobre o gabarito. De acordo com informações veiculadas na reportagem, o gabarito chegou às mãos de um membro da quadrilha poucos minutos após o fechamento dos portões para início da prova.
Leia a matéria completa: http://bit.ly/2f8JJVN