Talk show encerra a 2º Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado
A 2º Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado foi encerrada nesta quarta-feira, 13, com um talk show intermediado pelo jornalista Luciano Pires. Os convidados da noite foram o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ronaldo Coutinho; o diplomata, Rômulo Figueira Neves e a presidente da Auditar, Bruna Mara Couto. A discussão ainda teve a participação de uma pessoa da plateia, que trouxe dúvidas comuns à sociedade. O tema do debate foi “O papel das carreiras típicas de Estado na construção e implementação de um projeto nacional de desenvolvimento”.
Com relação aos servidores públicos, Ronaldo Garcia, afirmou que quando organizados e comprometidos com o bem comum e o interesse geral do povo, eles constituem o primeiro alicerce do projeto nacional de desenvolvimento. “Os servidores públicos são os principais responsáveis pela atualização intertemporal do projeto”, completou criticando a quantidade de terceirizados na administração pública. “O Ministério do Desenvolvimento Social opera apenas com 10% de servidores públicos, mais de 1/3 é terceirizado e o restante dos funcionários é resultante de cargos direção e assessoramento superior (DAS) ou cedido de outro órgão”, explicou.
Já para o diplomata Rômulo Figueira, a contribuição dos servidores públicos no projeto nacional de desenvolvimento é necessária e desejável. “Em virtude de sermos oriundos de universidades públicas e consequentemente de investimento público, é nosso dever contribuir. Se não fizermos, outros o farão”, analisou.
Ao final do talk show a presidente da Auditar, Bruna Couto, agradeceu os convidados e analisou a discussão “vejo por meio desta conferência que esse novo modelo de estado do serviço público está se concretizando, o Brasil está evoluindo”. Também foram entregues certificados de participação do FONACATE aos convidados.
O presidente do FONACATE, Jorge Cezar Costa, encerrou a conferência parabenizando todos os palestrantes que participaram do evento e concluiu: “ este debate mostra a união entre as carreiras em prol de melhorias no serviço público”. Segundo ele, uma carta com as resoluções definidas na conferência será enviada aos presidentes de todas as entidades filiadas.