Tire suas dúvidas sobre o processo de eleição para a lista tríplice DG

29 de setembro de 2014 18:28

Para esclarecer as dúvidas e saber mais como funciona a segurança da eleição para a lista tríplice do Diretor-Geral da Polícia Federal, a ADPF entrevistou Fernando De Pinho Barreira, CEO da empresa responsável pela auditoria do processo eleitoral eletrônico via internet.

A auditoria é feita em duas etapas, primeiro é realizada uma auditoria prévia onde são estabelecidos processos de controle e identificadas eventuais fragilidades, permitindo a sua correção. Na segunda fase, denominada auditoria online, todo processo é auditado em tempo real, para verificar todos os requisitos fixados na primeira e detectando e impedindo tentativas de fraude, como invasões. Ao final, é emitido laudo avaliando a validade do processo eleitoral.

Todos os associados da ADPF e sindicalizados da Fenadepol foram credenciados automaticamente. E os demais interessados puderam comparecer nas sedes das entidades e realizar o credenciamento. Os passos que os eleitores devem seguir são: ao receber a senha por email, acessar o site www.listatripliceDGpf.com.br, informar o CPF e a senha recebida, e escolher 3 delegados elegíveis. Após a escolha, o eleitor deverá confirmar ou corrigir seu voto.

"A votação é controlada em todos os aspectos, com senhas criptografadas e certificados digitais", segundo Fernando De Pinho Barreira. O processo é transparente, confiável e seguro. Não existe, por exemplo, a possibilidade de um eleitor votar duas vezes ou votar mais de uma vez em um mesmo elegível.