UnB aprova disciplina sugerida pela ADPF
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) conseguiu junto à Universidade de Brasília (UnB) a aprovação de uma disciplina para abordar a investigação criminal. A partir deste ano, os alunos do curso de Direito diurno e noturno poderão frequentar aulas com a visão jurídica e epistemológica da investigação criminal, tratando de questões sobre polícia judiciária, inquérito policial e metodologia da investigação, com ênfase nos problemas atuais da criminalidade organizada.
Para o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, a disciplina Investigação Criminal busca preencher a carência de estudo sobre a temática no âmbito do ensino universitário e ampliar a reflexão sobre a investigação criminal como instrumento de garantia dos direitos dos cidadãos.
Os alunos terão aulas sobre a atividade de Polícia Judiciária, a atuação do Delegado de Polícia como Autoridade Policial, e sobre as peculiaridades do Inquérito Policial, seu fundamento, titularidade, grau de cognição, valor probatório, procedimentos investigativos, indiciamento, garantias do investigado, dentre outros.