V Conferência Internacional de Combate à Corrupção debate o panorama brasileiro no RJ

22 de setembro de 2017 13:41

A V Conferência Internacional de Prevenção e Combate à Corrupção, que aconteceu no Rio de Janeiro, na última quarta (20/09) e quinta-feira (21/09), foi acompanhado ao vivo por cerca de 12 mil pessoas nas redes sociais. Com 100% dos inscritos presentes, o evento realizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) debateu o atual panorama do combate à corrupção no país entre outros temas.

 

O Presidente da ADPF, Dr. Carlos Eduardo Sobral, participou do primeiro painel de debates “Combate à Corrupção: Panorama, Prevenção, Controle e Desafios”, onde traçou um histórico do trabalho realizado pela Polícia Federal até as grandes operações.

 

“O combate a corrupção não começou com a Lava-Jato. Houve uma decisão de enfrentar a corrupção e enfrentamos primeiro internamente, em seguida nos órgãos federais e identificamos que servidores estavam ligados a políticos. Investigamos vereadores, deputados estaduais, governadores, senadores até que chegamos em um ponto em que atingimos um grupo que estava no poder”, esclareceu Sobral.

 

O Delegado Federal ainda foi homenageado com o Prêmio Brasil Destaque pelo destaque em ações pela Ética, Transparência e Prevenção e Combate à Corrupção. O certificado foi entregue pelo também Delegado Federal Dr. Paulo Roberto Falcão.

 

Ao todo foram 16 painéis durante os dois dias de programação abordando temas como Operação lava jato: investigação, resultados e percepção da sociedade; Lavagem de dinheiro: investigação, recuperação dos ativos e cooperação internacional; e A nova lei de abuso de autoridade: análise e comentários.

 

Além de Sobral, participaram Os Delegados Federais Dr. Jairo Souza da Silva (Superintendente Regional da Polícia Federal) e Dr. Luiz Carlos de Carvalho Cruz (Diretor da ADPF/RJ), além de representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Civil, e OAB.

 

O Procurador do Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo Oliveira, que participou do sétimo painel, elogiou o iniciativa pelo evento e a importância em se debater o tema.

 

“A gente vive esse momento de combate a corrupção, o que ao que tudo indica vai perdurar algum tempo, para que possamos construir novas instituições, padrões de funcionamento das instituições e até mesmo uma nova postura da própria sociedade brasileira”, disse Oliveira.

 

A V Conferência Internacional de Prevenção e Combate à Corrupção congregou outras ações como o Prêmio Brasil Destaque, o lançamento da série de livros "Doutrina e Prática – A Visão do Delegado de Polícia", em que estiveram presentes alguns autores autografando os respectivos livros; exposição de charges de artistas sobre a corrupção; e o lançamento do livro do Jurista Luiz Flávio Gomes, "O Jogo Sujo da Corrupção".