V Encontro de Delegadas Federais é encerrado com elaboração de Carta

22 de março de 2017 14:51

O segundo dia do V Encontro de Delegadas Federais, que acontece em Florianópolis paralelamente ao VII Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal (CNDPF) foi marcado pela palestra da coaching Valéria Ruiz, que falou sobre o tema “Mulheres no Poder”, e pela elaboração da Carta das Delegadas Federais.

 

Os trabalhos tiveram início com a distribuição de mimos entre as participantes pela coaching. Ela fez uma dinâmica de grupo e compartilhou sua história de sucesso, que parte, principalmente, da valorização do sexo feminino nas diferentes áreas da vida.

 

Em seguida, a programação trouxe o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da reforma da Previdência, com a visão voltada para a aposentadoria da mulher policial.

 

Thaís Riedel, professora de Direito do Trabalho e Previdenciário no Centro Universitário de Brasília e Presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF, foi a convidada para palestrar sobre o assunto.

 

Também fizeram parte da mesa e uso da palavra as Delegadas Federais aposentadas Maria do Socorro Tinoco, Viviane da Rosa e Creusa Camelier.

 

A opinião que se tornou unânime entre as debatedoras foi pelo fim da reforma da Previdência. “Eu sou a favor da derrubada dessa PEC, totalmente a favor”, reiterou Maria do Socorro.

 

Carta
O ponto alto do V Encontro das Delegadas Federais foi a elaboração, de forma conjunta, da Carta das Delegadas Federais, que elenca alguns itens de reivindicação contínua pelas mulheres policiais. Foram destacadas várias propostas para discussão, como o período de amamentação e gestação, em que muitas mulheres são submetidas a longas viagens em missão.

 

“Temos que estabelecer um limite de idade mínima da criança para assegurar que ela tenha nossa presença sem sermos enviadas para missões longas e distantes”, explicou a Delegada Federal Andréa Assunção.

 

Após a elaboração e edição dos tópicos da Carta, a discussão seguirá para a plenária do VII Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Nessa etapa, os termos do documento serão discutidos, ponto a ponto, com todos os participantes, antes do fechamento da redação final.