João Marcos/ADPF

Vera Lúcia, do PSTU, participa do projeto “Diálogo com Presidenciáveis, da ADPF

16 de setembro de 2022 17:53

Nesta sexta-feira (16/9), o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, recebeu mais uma candidata à Presidência da República. Desta vez, foi Vera Lúcia, do PSTU, que esteve na sede da entidade, em Brasília, para conhecer as demandas da categoria e apresentar suas propostas. Vera é a quarta convidada do projeto “Diálogo com Presidenciáveis”.

Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado é graduada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Essa é a segunda campanha presidencial dela. Antes, em 2018, ela também havia concorrido à Presidência da República, pelo PSTU.

Luciano Leiro apresentou as pautas defendidas pela entidade e explicou a importância do projeto de autonomia da Polícia Federal, inclusive o mandato para diretor-geral, segundo ele, fortalecendo a PF como instituição do Estado, blindando de qualquer possibilidade de ingerência política.

O delegado defendeu, junto a Vera Lúcia, a necessidade de haver mais concursos públicos para a PF, já que ainda há 3000 vagas a serem preenchidas. Salientou ainda a importância de valorização da carreira de Delegado de Polícia Federal. “Das carreiras jurídicas, a de Delegado da Polícia Federal é atualmente a menos atrativa, o que pode prejudicar a qualidade da Polícia Federal, inclusive com a saída de policiais”, disse Leiro. Ele lembrou, ainda, que é preciso reavaliar a importância do financiamento para a segurança pública. “Não existe gasto com a Polícia Federal, existe investimento e com retorno”, afirmou.

A candidata do PSTU reconheceu o esforço da Polícia Federal, no combate ao crime organizado, e reforçou, junto a Leiro, a necessidade de se ter uma instituição com autonomia para fortalecer o combate à corrupção e aos demais crimes, ressaltando ainda que é favorável ao mandato para diretor-geral.

Vera Lúcia foi a quarta convidada do projeto “Diálogo com Presidenciáveis”. Antes dela, estiveram na ADPF as candidatas Soraya Tronicke (UB) e Simone Tebet (MDB), e Felipe D’Ávila (Novo), que foi recebido na regional de São Paulo. Todos os candidatos foram convidados a participar, inclusive o presidente da República.