Vereador é detido pela PF após foto com jabutis abatidos no interior de RR

25 de abril de 2016 12:18

O vereador do município de Amajari, Antônio Cabral (PR), conhecido como Tonho do Cem, foi detido nessa sexta-feira (22) na comunidade indígena Três Corações, na região Norte de Roraima, por crime ambiental após fotos dele limpando jabutis abatidos serem compartilhadas em redes sociais.

As imagens mostram o político usando um uniforme militar preparando os animais silvestres para uma refeição.

De acordo com a irmã do vereador, Tonho e o tuxaua da comunidade foram levados por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à sede da Polícia Federal em Boa Vista.

O parlamentar e o líder indígena prestaram esclarecimentos sobre a situação e foram liberados ainda na noite de sexta, mas devem pagar uma multa pelo crime ambiental.

"Os animais que aparecem na foto já estavam mortos, ou seja, ele não teve particpação na matança dos jabutis. O meu irmão tinha sido convidado para ajudar no preparo de um almoço na comunidade, em comemoração ao Dia do Índio", declarou, acrescentando que o irmão mora naquela comunidade.

Ainda segundo a irmã do parlamentar, a foto de Tonho do Cem limpando os animais foi divulgada nas redes sociais "por maldade". "Ele até disse 'não tira foto não', mas uma moça tirou e enviou nos grupos. Então, alguém, por maldade, fez a denúncia e o Ibama foi ao local", disse.

O G1 tentou contato, por telefone, com a assessoria de comunicação da Polícia Federal e com o Ibama na manhã deste sábado (23), mas as ligações não foram atendidas. A reportagem também tentou ouvir o parlamentar e o líder indígena envolvidos no caso, mas não obteve retorno.

Lei de Proteção à Fauna

Os animais silvestres estão amparados pela Lei 5.197/67, que proíbe a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha desses animais, assim como estende a proteção aos seus ninhos, abrigos e criadouros naturais.